quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

María Paz comentó:
— Sabes que donde estudié agronomía, el edificio lo hizo Niemeyer? Nadie lo sabe. No hicieron referencia de eso en las noticias. Por eso el aula magna de ese edificio, donde di mi examen de grado, se llama sala Niemeyer. Ignorancia. La gente y más los periodistas son tan ignorantes!
Como no saber? Por ejemplo: La estación central fue hecha por Eiffel. Apuesto que nadie sabe.
María Paz comentou:
— Sabes que o edifício onde estudei agronomia foi feito por Niemeyer? Ninguém sabe. Não fizeram referência disso no noticiário. Por isso a sala magna desse edifício, onde me graduei, se chama sala Niemeyer. Ignorância. O povo e os jornalistas são tão ignorantes!
Como não saber? Por exemplo: A estação central foi feita por Eiffel. Aposto que ninguém sabe.
tradução:
O polêmico presente do arquiteto Oscar Niemeyer, que Valparaíso rechaçou
Quinta-feira, 6 dezembro de 2012 | 11:01
Publicado por Nadia Flores · 4472 visitas
Nesta quarta-feira se deu a conhecer o falecimento do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer com 104 anos de idade, após mais dum mês internado no hospital Samaritano do Rio de Janeiro. Apesar de sua obra da futurista cidade de Brasília ser mundialmente famosa, nem todos sabem que também presenteou a Valparaíso um de seus icônicos projetos com o qual pretendia converter o edifício do ex-cárcere num museu.
Corria o ano de 2007 e Niemeyer, impulsionado pela amizade que o uniu a Pablo Neruda e Salvador Allende, entregou às autoridades da época uma moderna proposta pra renovar o ex-centro de reclusão da cidade portuária. Não obstante, a prefeitura se opôs taxativamente ao projeto, por considerar ir contra do patrimônio histórico e cultural do recinto, o que antes funcionara como um paiol de pólvora.
O projeto do arquiteto contemplava a construção de 3 edifícios ovais, ligados por uma passarela e erigidos sobre um espelho dágua. A moderna proposta imediatamente causou polêmica, o que acabou abortando o projeto. Ressaltou Cristián Romo, artista e membro da organização Parque Cultural ex Cárcel, segundo publicou La Tercera:
— O que se está valorizando é a assinatura de Niemeyer, mas como proposta arquitetônica está fora de contexto. É um corpo-estranho a Valparaíso.
Assim diversos arquitetos rotularam como daninho à cidade o esboço do insigne profissional brasileiro. Mathias Klotz afirmou que se o congresso de Valparaíso foi o monumento à estupidez do governo militar, esse seria o ícone da estupidez da coalizão.
Ante a dura luta em contra da concretização do projeto, inclusive em duas ocasiões se pediu a Niemeyer modificar seu projeto, mas quando se lhe pediu uma terceira adaptação, se negou taxativamente.
Foi como em 2008, após um ano de pedidos e oposições por parte de diversas organizações e habitantes de Valparaíso, a prefeitura e a direção de arquitetura do ministério de obra pública (MOP) confirmaram que o projeto pro ex-cárcere não seria realizado.
O prefeito da época, Aldo Cornejo, declarou que o arquiteto se negara a modificar novamente os esboços, por isso o polêmico presente à cidade portuária foi esquecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário