quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Setor fatorial
Pra testar se um número n é primo a primeira idéia é o dividir sucessivamente por 2 até por n-1. Mas isso é um desperdício, pois se nota que depois da metade não há mais divisor.
Então a idéia seria o dividir por 2 até o inteiro da metade. Mas também é um desperdício.
O número 24, tendo muitos divisores, é um bom exemplo da distribuição dos fatores. Excetuando o 1 e o 24, se vê que os fatores estão entre 2 e o inteiro da metade. Mas se deve usar só um lado desse setor, pois é o produto correspondente, um espelho.
Temos dois setores espelhados. Uma entre 2 e o inteiro da raiz quadrada e a outra entre o inteiro da raiz quadrada e o inteiro da metade.
Ou seja: Se o número tiver divisor, esse divisor estará nesses dois setores.
As duas regiões não têm o mesmo tamanho, sendo imensa a diferença quando for um número muito grande. Portando se deve usar o primeiro setor, variando de 2 até int√n.
Não precisa dividir por todos os números, apenas pelos primos.
Assim, por exemplo, pra saber se o número 289 é primo usar o setor fatorial variando de 2 até 17, só considerando os primos. Ou seja, o dividir sucessivamente por 2, 3, 5, 7, 11, 13 e 17. Um resultado inteiro e se aborta o processo, pois não é primo. Se nenhuma divisão der resultado inteiro o número é primo.
O número 2991 tem o setor menor entre 2 e 173. Pra verificar se é primo se deve dividir sucessivamente apenas pelos primos nesse intervalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário