- Che Guavira - sítio literário

domingo, 1 de março de 2015

● Na sexta, ao estacionar no pátio do Comper da Tamandaré (aquele que pensa que é hiper) cum casal de amigos, a mocinha, motorista do carro ao lado, jogou um copo descartável da janela. Eu disse:
— Não jogues lixo no chão!
— Á! Mas aqui não tem lixeira!
Respondi na bucha!
— Espero que ninguém reclame que não tem banheiro!
E saiu repetindo o refrão, Não tem lixeira! Mas que passou vergonha, passou.
Exquisito é vocábulo castelhano. Em português é esquisito, com significado oposto. Certo? Errado! Exquisito é palavra da língua portuguesa também, com o mesmo significado do castelhano: Fino, requintado. Esquisito e exquisito são homófonas, tal qual o par esperto e experto. Experto é especialista, experiente, destro na matéria. Ocorre que com a falta de uso o vocábulo tende a desaparecer. A culpa é da falta de cultura, da ignorância, dos burros que usam expert, vocábulo inglês, mesmo tendo o vocábulo português, como slogan, bacon, selfie, canyon... Vá ter mau gosto assim no quinto dos infernos! A ignorância é tanta, que põem vocábulo estrangeiro no dicionário, o que é um absurdo. Experto segue o mesmo destino triste de exquisito. Que pobreza!
As reformas ortográficas costumam simplificar mas têm o efeito colateral de empobrecer o idioma. Por exemplo, abrolho é uma vegetação e se escrevia abrôlho. Portanto o arquipélago de Abrolhos não é abrólhos e nada tem a ver com abre-olhos, que é uma invenção.
O significado de abrolho, segundo o dicionário online de português (É de lascar, mas é esse mesmo o nome do dicionário! Se vê como a praga se alastra. E, como expert, também está no dicionário do (arre!) Word!): sm Planta rasteira e espinhosa da família das rutáceas. Ponta ou pua do fruto dessa planta. Sm plural: Espinhos, estrepes. Escolho, recife. Figurativo: Dificuldade, amargura: Vida cheia de abrolho.
Idem extra (êstra, que está virando éstra).
● Olha a gata Christie, como é folgada:
 Se eu demorar pra postar, já sabeis o motivo
 O bom é que não apareceu mais rato
 Por enquanto não derrubou o telefone aí
Farei um tamborim pro carnaval...
Ai, não...
 Já falei que não quero minha filha andando com maloqueiro. Aquele gato que parece o Frajola. Depois fica falada na vizinhança e o sujeito nem paga pensão.
  Na próxima encarnação quero ser gato

Um comentário:

  1. Sinceramente gosto muito mais de bacon do que de toucinho defumado.
    Mas nenhum desses dois se comparam a um prato cheio de torresmos estalando de quente.

    ResponderExcluir

@templatesyard