domingo, 13 de julho de 2014

Mais um exemplar, um dos últimos de meu acervo. Mais um trabalho prà liga dos hiper-heróis Che Guavira, Super-Joanco e Nabil Kid.
Na aventura de Nioca o vilão parece copiado de Dick Vigarista, o de Corrida maluca e de Esquadrilha abutre.
A capa deste número é da aventura de Nioca A batalha dos elefantes (The elephant battle) mas a publicada na revista é A estrada-de-ferro da morte (capítulo final).
Joanco enviou a aventura (parte) de The elephant battle:
Aventura de capa. Acredito que seja o original em inglês.  Ao menos a capa indica.  os escãs não são meus mas de Powder Solvang (DCM)
Joanco
 
Dá pra colecionar o protótipo-clichê-estereótipo Dick Vigarista. Tem em filme, desenho, quadrinho. Um monte.
Nabil, a Etrúria fica ao sul da Ligúria, na Itália. A cultura etrusca desapareceu durante o império romano. Tedesco é alemão em italiano. Creio que o roteirista ou tradutor confundiu os vocábulos tedesco e etrusco.
seria o contrário. O Dick vigarista foi baseado no vilão da Nyoka, visto
que ele é mais moderno.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A última estória da edição traz o personagem da Marvel conhecido como DESTRUIDOR. Na época seu nome foi mudado na tradução para DEMOLIDOR que por ironia do destino hoje pertence a outro herói da editora muito mais conhecido.

    Na trama, publicada originalmente em USA COMICS #09, em 1943, o herói pretende eliminar quatro importantes oficiais nazistas que seguem num trem para a Alemanha. Inesperadamente conta com a ajuda de um alemão que quer acabar com os nazistas explodindo o trem.

    A tradução mais uma vez surpreende. Alemanha ganhou o nome de ETRUSCOLÂNDIA. Quanto aos alemães inimigos (os nazistas) passam a ser referidos como OS ETRUSCOS.

    Achei bem elaborado o destino dos quatro importantes generais que o herói capturou. Fiquei surpreendido ao ver como morreram e quem os matou.

    Obrigado, Joanco e pessoal do site, por este clássico. E obrigado por ter mencionado meu nome e pelo KID.

    ResponderExcluir
  3. A primeira estória da edição foi publicada originalmente em NYOKA THE JUNGLE GIRL # 11, em 1947, com o título de THE RAILROAD OF DEATH.

    O vilão é Simon Degree (que na tradução ficou Simão Derange) e a descrição dele como o Dick Vigarista dos desenhos animados é perfeita. Tanto visual como de personalidade. Não tem como não lembrar.

    Não sou muito familiarizado com estórias da jovem NYOKA, por isso me espantei com um elefante com pele de zebra em meio a estória (no original ele é um ZEBRAPHANT).

    Os nativos supersticiosos já é algo normal. Os que aparecem na edição gritam "Boola" e tentam queimar a heroína na fogueira praticando também a Dança da Morte.

    Valeu, pessoal. Ótima estória e personagens.

    ResponderExcluir
  4. seria o contrário. O Dick vigarista foi baseado no vilão da NYoka, visto
    que ele é mais moderno.

    ResponderExcluir