domingo, 29 de janeiro de 2012


● Que exagerado aumento do IPT-ui! em Campo Grande. Vai custando os olhos da cara. E ainda querem que se pague a vista! Tanto é que tem propaganda institucional se justificando. A consciência pesa. Pesa mais meu bolso.
● Cadê a ética? Uma tevê local fez uma reportagem sobre a comida de soja, com toda cara de matéria-paga. Quando o elogio é demais o vaidoso desconfia. Só elogio, que faz bem, que tem mais proteína que a carne, patati-patatá. E por que não fala a verdade? Que a soja é venenosa e pra ser consumida tem de passar alguma fermentação. Já se constatou que causa até tiroidismo. Um criador de porco deu soja aos bichos e foram ficando doentes, só se recuperando quando ela foi retirada.
Idem sobre a insistência em aplicação de flúor, seja na água ou em farinha. Flúor é veneno, e um dos efeitos mais interessantes ao poder é que a população fica apática, sem vontade de protestar. Por isso a mídia faz elogio ao flúor, dizendo que combate a cárie. Deram prêmio a umas pesquisadoras no Pará, por inserir flúor na farinha de mandioca, quando deveriam ganhar uns meses de cadeia.
● E se disse que não tem comprovação o benefício do cloreto de magnésio. Posso dizer o que se passou comigo. Minha coluna era um problema. Era só dormir mal ou sentar de mau jeito e vinha aquele estiramento muscular que demora semanas pra sarar. Foi só começar a tomar a dose diária do cloreto e acabou o sofrimento. A coluna não se curou mas qualquer estiramento sara rapidinho, no mesmo dia. O resultado é que a coluna não incomoda mais. É como se não tivesse o desvio. Também acabou a dor no pulso por uso excessivo do mause. Um dia, no supermercado, carreguei um pacote, ficando com o pulso estirado. Isso demoraria uma semana pra normalizar. Pois poucas horas depois era como se nada ocorrera. Creio que o cloreto de magnésio ajude a prevenir a LER (lesão por esforço repetitivo).
● Falando mais um pouco sobre direito autoral. Só quem é autor sabe como o sistema é fechado. Tentes publicar uma tira em jornal, um livro, gravar uma canção, apresentar um quadro na tevê... Por exemplo: Dar uma olhadinha no catálogo da editora Record, por exemplo, dentre tantas outras. O que tem de literatura de qualidade? Muito pouco. Quase tudo bestséler, muito lixo. Exatamente como nossa internete, nosso asfalto, etc.: Caro e ruim. Se fala tanto em democracia mas todos os acessos à produção cultural são fechados, nada têm de democráticos, muito menos critério de qualidade. É tudo muito obscuro, assim como o mundo do esporte. Então toda alegação sobre violação de direito, pirataria, é ilegítima, imoral, injusta. A lei precisa ser mudada. Ainda mais que com a internete é preciso um meio instantâneo de registro. Toda a burocracia da Biblioteca Nacional, com preenchimento de formulário, pagamento de R$20,00, rubrica e numeração em todas as folhas está obsoleta. É como se a lei de quando foi inventado o automóvel, de que teria de ir buzinando e na frente tinha de ir correndo um sujeito agitando uma bandeira, ainda estivesse em vigor e de repente pairasse a ameaça de que as montadoras e concessionárias que não tivessem um agitador de bandeira pra ser contratado junto à compra do carro fossem megauploadas, ou seja, fechadas.
● Tão metendo o pau no bigbró, com toda razão. Se proibiram a banheira do Gugu, que era divertida e nada tinha de mau, por que não proíbem esse lixo, essa aberração, esse programa abominável do Big Brother? E o apresentador se enterrou nessa. Será que não tem vergonha? Sua imagem indelevelmente associada a esse lixo! Mas é só ele? Tem muito mais lixo. Tem o Zorra Total, tem essas cantoras de música esquisita, umas mais outras mais ou menos depravadas. Tem reportagens que só mostram mundo-cão boca-do-lixo, tem música eletrônica, tudo lixo.
Uma coisa o programa ser ruim, fraco. Outra, muito diferente, é ser uma aberração, promovendo falsos valores e legitimando comportamentos imbecis e perversões sexuais.
Porque não é possível a televisão ter só conteúdo bom, só programa inteligente. Tem de ter válvula de escape, alternativa, outras formas. Ninguém consegue ser criativo e inteligente o tempo todo. Muito menos a televisão ter programas bons o tempo todo, o dia inteiro. Todo mundo tem de ter seus momentos de ócio, brincar, dormir. O que não pode é a coisa virar deboche, cinismo, como está acontecendo: Censurar brincadeira inocente só porque aparece alguma teta (puritanismo vitoriano exacerbado) e apresentar comportamento aberrante como normal só porque não explícito.
O que não pode é o mesmo conteúdo, seja estúpido ou inteligente, o tempo todo. Ninguém protesta contra o excesso do dito esporte, que na verdade é desporto. Futebol tem o tempo todo. Nada tem de mal ter um ou outro mas o tempo todo é excessivo. O tal desporto é uma coisa emburrecente e não deveria ser tão incentivado. Mas como é uma indústria poderosa...
Há quanto tempo não vemos as mulatas do Sargenteli, um bom sambinha, as chacretes (não aquelas dançarinas que ficam só lá no fundo, longe, naquela dancinha insossa...)
● Em panfletos e programas políticos na tevê sempre tem quem fale em formar cidadãos críticos. Mentira! Tudo o que um político não quer é cidadão crítico.

Um comentário:

  1. alo che guavira(seja la quem for voce!) parabens por essas consideraçoes que voce posta em seu blog. a unica coisa ruim, é que na maioria das vezes NAO CONSIGO ACESSAR O SEU BLOG, o que é uma pena.nao sou jovem (70.3 aninhos) e gosto muito de ler seus comentarios, sendo que muitos deles seriam "copias" do que eu diria.faz falta a gente ler "escritos inteligentes. puxa, inteligente é quase igual a presidente, mas a dilma é PRESIDENTA, entao ela seria INTELIGENTA? ela esteve DOENTA, nao é mesmo? sera que foi atendida por alguma ATENDENTA de enfermagem? a ignorancia de nosso povo (mais intensa no norte e nordeste) A PRESIDENTE DA REPUBLICA DILMA ROUSSEF, faz questao de todos do PT (e outros, mst, sem casa, sem teto, os do bolsa familia) faz questao que a chamem de PRESIDENTA, QUANDO O CARGO É PRESIDENTE. che, parabens pelo seu blog (as vezes baixo alguma HQ antiga para lembrar de "meus tempos de criança", ja que o alemao alzheimer esta começando a me rondar. feliz de saber que voce vai "tocar" o quadrinhos antigos. se eu puder ser de alguma valia a voce e aos seus co-participantes do QA, é so falar (so que voces precisarao me ensinar como postar um gibi para ele ser baixado.meu e-mail: panchobalboa@itelefonica.com.br espero que os caras do tio san nao venham mais encher o saco de quem posta hq ou filmes fazendo essa castraçao sem metodo. so eles podem governar o mundo.arghhhh, mas, que vao os aneis e que fiquem os dedos, nao acha ???

    ResponderExcluir