terça-feira, 1 de julho de 2014

Outro presente de Joanco
Faltam páginas mas as aventuras contidas estão completas
Este foge ao clichê-estereótipo americanos bonzinhos x nazistas malvados
O bizarro está no herói Anjo (que apanha mais que Jack Chan), que mergulha no esgoto. Deve ter pego hepatite e um monte doutras doenças. Tem o mago Kardak, decerto inspirado em Allan Karkek, onde tem um Clark Kent que não é Super-homem.
Aguardamos o comentário de nossa enciclopédia quadrínhica ambulante, Nabil

4 comentários:

  1. Obrigado por "enciclopédia quadrínhica ambulante". Gostei bastante. Não mereço pois estou muito longe disso. Mas gostei bastante. E essa nova raridade do Globo Juvenil? Obrigado por esse clássico.

    Na estória do ANJO, o herói enfrenta uma criminosa chamada GARRA DO GATO e sua quadrilha, e descobre que os alvos da vilã são industriais que passam a ser assassinados por ela.

    Muitos momentos interessantes na trama:
    O herói mergulha nas águas do esgoto ao escapar de uma armadilha.
    Um dos capangas da vilã o ajuda a fugir pois no passado o herói salvou sua vida.
    O herói "dança" com a vilã num baile de máscaras pronto para prendê-la.

    Merece destaque a vilã da trama também. O nome original da personagem é CAT'S PAW, e usa um uniforme idêntico ao da Mulher-Gato da DC COMICS, como o que ela usa na saga BATMAN:ANO UM. Fora isso o dardo envenenado da vilã tem a forma de uma "pata de gato". Possivelmente a Mulher-Gato surgiu primeiro que esta vilã do ANJO, mas o uniforme que ela passaria a ser mais conhecida hoje veio com a CAT'S PAW.

    Publicado originalmente em MARVEL MYSTERY COMICS #19, de 1941, aqui temos a parte 02 de 03 da trama. E ainda o herói e a vilã ganharam a capa da edição nacional desse GLOBO JUVENIL.

    ResponderExcluir
  2. Na estória que envolve o personagem GONGO, ele é acusado de roubo e assassinato. Mas tudo foi arquitetado por um criminoso acompanhado de seu guarda-costas que vê o herói como uma futura ameaça a seus planos.

    Talvez a tradução mais louca aqui seja a do próprio herói na minha opinião. No original ele é THE CLOCK e seu cartão de visitas faz referência a esse nome (com o desenho de um mostrador de relógio com ponteiros). Passou a ser chamado de GONGO.

    Nos coadjuvantes da trama, temos o mafioso "Sedoso" Basso (do original "Silk" Basso) e seu guarda-costas "Muque" Mulloy (do original "Muscles" Mulloy).

    Publicado originalmente em FEATURE FUNNIES #11, de 1938, o herói usa como máscara um pano no rosto com abertura só para os olhos. Curioso.

    ResponderExcluir
  3. THE HANGMAN, o herói da estória que ganhou o nome mais do que comum de VINGADOR, persegue o criminoso careca Betruchi que depois reúne mais dois foragidos da prisão da Ilha do Diabo para cometer novos roubos na cidade. Detalhe: a mania do criminoso de quase sempre assobiar acabou comprometendo ele na trama (e pior que é mencionado que é a mesma música que ele assobia).

    Uma curiosidade: temos um coadjuvante que sofreu com seu nome nos quadrinhos. Ele é um rapaz negro amigo do herói que ganhou o nome de BOLA SETE. Mas no original a coisa não melhora muito não. Ele é ANTHRACITE que em português seria algo como Antracito, um tipo de carvão.

    Publicado originalmente em PEP COMICS #21, de 1941, aqui temos a parte 01 de 02 da trama.

    ResponderExcluir
  4. Um obscuro personagem da MARVEL COMICS que aparece aqui é o TEXAS KID, que apesar do "kid" no nome não aparenta ser tão novo assim.

    A trama gira em torno de um banqueiro que quer se apropriar de pequenas fazendas locais que estão hipotecadas ao banco. Para isso envia uma quadrinha de criminosos para roubar o dinheiro que pagaria a hipoteca e ainda atear fogo nas propriedades para assim desesperar os fazendeiros.

    Mais uma vez as traduções de nomes próprios de personagens e locais chama a atenção:

    # A localidade de PLACER CITY passa a se chamar de VILA SECA, assim como RED RIM CANYON se torna o VALE VERMELHO.

    # O cavalo branco do herói chamado SPOT vira CORISCO.

    # Mas os capangas do líder da quadrilha vão bem além: temos o CHICO (que seria COMANCHE) e o inconfundível PÉ DE CHUMBO (que seria só TRENT).

    Destaque para o herói descendo com o cavalo correndo e empunhando em cada mão uma pistola rumo de encontro aos criminosos já na primeira página e atirando.

    Publicado em DARING MYSTERY COMICS #01, em 1940. E não vamos esquecer o fazendeiro Senhor Humboldt, quer dizer, Senhor Torres na tradução maluca.

    ResponderExcluir