sábado, 30 de setembro de 2017

Um ladrão no circo - edição especial de O herói, Ebal, 1947, 1981

Reedição em 1981 do conto publicado originalmente em 1947
Um conto policial em quadrinho onde o detetive faz apenas miserável figuração
Mas a estória não fica só no caso detetivesco. Se completa magistralmente no desenlace dum drama humano duma personagem. Enredo ingênuo e juvenil mas muito engenhoso e interessante.
No enredo as personagens se referem ao furto como furto ora como roubo, indistintamente, como se fossem sinônimos. As definições encontradas na internete são meio confusas e capengas. Darei então minha definição.
Assalto ● O bem é subtraído com violência e ou ameaça. Como no vocábulo salteador-de-estrada. Dá idéia de saltar sobre a presa, dar o bote.
Furto ● Cognato da palavra furtivo. Dá idéia de furtivo, escamotear, sub-reptício, matreiro, sorrateiro, manhoso, ardiloso. O bem é subtraído sem a vítima perceber. O conto de Edgar Allan Poe, The purloined letter, cujo título em português começou como A carta roubada, tem edições com o título corrigido, A carta furtada, pois no enredo a carta não foi roubada mas furtada, subtraída ardilosamente sem a vítima perceber. A definição ao vocábulo inglês purloin em https://www.merriam-webster.com/dictionary/purloin é to appropriate wrongfully and often by a breach of trust, se apropriar indevidamente, freqüentemente com quebra de confiança.
Roubo ● Quando o bem é subtraído através de ardil. O governo através de imposto, roubando o cidadão. A empresa tal abusando no preço. De modo que a vítima pode saber mas não pode evitar. Como quando só tem aquela opção pra comprar e por isso não pode evitar a compra. A frase clássica do comprador indignado: Isto é um roubo!
Sobre os vícios de pontuação dos baloneiros, percebi que é por má compreensão de pontuação, resultando em carência de habilidade em se expressar. Não entendendo que os caracteres ! ? “” () [] {} : … ‘’ são de pontuação, tanto quanto . , ;, os usam como se fossem letra, por isso os dispondo espaçados, e múltiplos quando querem dar ênfase, o que é terrivelmente antiestético.
Por isso o abuso de exclamação: Usam ! e em vez de ., o que evidencia bem a carente compreensão de pontuação é o freqüente uso de reticência no lugar da exclamação, especialmente em interjeição, como, por exemplo grafar Ora… em vez de Ora!.
Outra curiosidade no enredo é confundir prova com evidência.

Um ladrão no circo - edição especial de O herói, Ebal, 1947, 1981 - bruto
Escã original, sem processamento
Disponível no wetransfer durante 7 dias


Coleção de cartão-postal de Joanco

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário