quarta-feira, 13 de junho de 2018

Dicionário do inexplicado


Dicionário do inexplicado, Planeta, 08.1983
Na legenda da figura da página 46 (110) falta dizer qual o século da pintura japonesa
Talvez pintura chinesa do século 8
O que encontrei sobre a figura:
A verdade do Céu e da Terra
A meditação ajicã se refere a meditação usando a letra sânscrita A () como ponto focal. A letra A é um mantra que representa a verdade do céu e da terra.
O bῑja A, na escrita sidã. Atribuído a Amoghavajra, China, século 8. Reproduzido de John Stevens, caligrafia sagrada do oriente (Boulder: Shambhala, 1981), 9.
Um erro de continuidade na diagramação da página 41 a 42
Em vermelho restauração presumida
Outro ianque, Cyrus Reede Teed, cujo pseudônimo era Koresh, criou no final do século 19 outra cosmologia excêntrica que também se transformou em religião. Pra si e seus seguidores vivemos num astro esférico ou ovóide, no centro do qual estão o Sol e os demais planetas, as estrelas e a Lua.
Exíguo o verbete sobre Estanislas de Guaita
Na página 97 (33) no verbete Loch Ness, o monstro de:  […] Como no caso do legendário kraken, que não era mais que o polvo gigante […]. O correto é lula gigante.
Na página 119 (55) os retratos de Koot Hoomi e Morya. Sempre que vejo me faz lembrar os casos em que uma mancha na parede é tomada como imagem de Jesus, com quem muito barbudo se parece. Ambos se parecem com a imagem popular de Jesus (até Tiradentes o é).
Também nessa página a idéia de que os superiores desconhecidos são homens que se tornaram semideuses ou criaturas doutra ordem. Pra mim são vampiros.
As páginas 158 (29) e 159 (30) estão trocadas na revista impressa.

Livro recomendado
A descoberta da sombra (La scoperta dell’ombra), de Roberto Casati, Ciª das letras, São Paulo, 2001
Imagines um livro, daqueles que se coloca entre os melhores, mais interessantes, suigêneris. Pois é este. História, física, curiosidade. Quem sabe sobre a importância da sombra na física, especialmente na astronomia, não diria tanta bobagem como Terra plana, pois não é que é a sombra quem revela que a Lua não é uma tigela?, página 94.




Na sombra, à sombra
69 Um sofisma: A velocidade da sombra é maior que a velocidade da luz
115 A sombra da pirâmide não serve pra medir a altura dela
 

130 A sombra revela que não estão no pólo norte
209 A velocidade da luz é desvendada pela diminuição da velocidade da sombra







Esculturas de gelo e castelos de areia
Um aviso de conexão caída da Kripta especial 1. Outro aviso é O livro dos fantasmas, de Viriato Padilha. Então constatei que as conexões antigas estão caindo porque ficam muito tempo sem baixar. Isso é mais um fator de insegurança, pois percebo que estou fazendo esculturas de gelo, castelos de areia. Isso e muito mais é contra o espírito da internete, onde tudo deveria estar disponível sempre.
Na postagem onde estão as criptas 24 comentários. Sinto muito, mas o sistema não avisa quando aparece comentário, por isso não posso responder. No primeiro contato com Bartolomeu777 disse que enviou um imeio pedindo repostar e que não respondi. Mas não respondi porque não chegou. Me lembro duma das vezes que mudei de provedor, acho que a Alanet. Só quando extingui a conta uma mensagem, que ficou nalgum fundo do baú, foi enviada. O destinatário achava que nunca respondi. Pra se ver como o sistema não é tão eficiente como a gente pensa.
Já vi muitas páginas fecharem, por diversos motivos. Uns porque não chegaram à glória ansiada, outros por se desiludirem com o fato de que as pessoas são muito diferente do que acreditamos desde criança, outros por causa da política da rede (censura, direito autoral, etc), outros por constatar que não dá dinheiro como esperavam, outros…
Não sou dado a alternância de humor, como uns que ameaçavam fechar porque os leitores não colaboram, por exemplo. Meus leitores primam pela qualidade. Aqui não aparece insulto e outras coisas terríveis que se vê nos ambientes de milhares de seguidores. De modo que decidir pausar não é protesto, pois protesto nada adianta, e sim contingência.
Enquanto isso o povão chafurda em baboseiras tipo conferência da mulher advogada. Imagines o nível intelectual dessa gente. É de lascar! São os mesmos adormecidos que ainda crêem em petas como poder do voto e outras tantas expressões ocas. E a prefeitura continua com a cidade sem manutenção mas vai engambelando o populacho com notícias de que no centro a fiação passará a ser uma moderna rede subterrânea e lâmpadas lede após anos com ruas no escuro. Claro que se farão tamanha mudança, não teria cabimento se não fosse mais moderna.
E a revitalização do centro, fazendo calçadão na 14 de Julho. Fico com pé-atrás, tendo em vista a qualidade da engenharia municipal, onde em cruzamentos o carro bate o fundo, furando o cárter se passar correndo, os critérios de contramão são aleatórios sem-pé-nem-cabeça, os semáforos apagados, foscos, verde que é azul, amarelo que é laranja e não se sabe se é vermelho.
Calçadão pra estreitar ainda mais o tráfego, sendo que a política há anos é a de acabar com os estacionamentos. O fato de não poder estacionar é que matou muitas áreas do centro. Se diminui cada vez mais os lugares pra estacionar e nunca se melhora o transporte coletivo, cuja qualidade é a mesma da década de 1980. Outra área morta e desarborizada como a da praça do Papa?
Mas não adianta alguém ser abnegado, altruísta, fazer um trabalho como sacerdócio, voluntário, se, tempos bicudos, diz que a Abril tá falindo, tudo ao redor é mercantilista e mercenário.
Não sou adepto daquela ridícula, estúpida e talvez a pior canção do mundo, de Roberto Carlos, de ter 1 milhão de amigos, pois quem tudo nada tem e quem tem demais pouco tem. Já há muito se foi a ilusão de glória e celebridade. Isso ficou lá na adolescência.
São dois fatores cruciais: A insegurança dos discos e a efemeridade dos subidores. Além da censura, é claro. Por isso pisarei no freio. Ver um subidor pago, montar um servidor, sei-lá. Quem-sabe? Voltarei aos textos manuscritos a caneta em papel, pois meus textos estão parados nessa febre de escanear.
Terminarei apenas os Papai Noel, pois em parceria com o Guia Ebal. E também a parceria com Realismo fantástico.

Mais fotos do recanto dos folgados
 






Repostando
Já providenciando Kripta 60 números + extra

Coleção cartão-postal de Joanco
 




4 comentários:

  1. Nossa, muito obrigado, mas muito obrigado mesmo pela repostagem do Viriato Padilha. A muito tempo que eu a procurava.

    Só por questão de curiosidade, teria ainda as imagens "brutas" das páginas do livro?

    ResponderExcluir
  2. o canso de elogiar esse blog.Repito ÓTIMO BLOG.

    ResponderExcluir
  3. Interessantíssimo o livro do Roberto Casati.
    Pretende postá-lo?

    ResponderExcluir