segunda-feira, 18 de junho de 2018

revista Kripta, todos os números, postagem 2018


Repondo aqui, revisados, os números da revista Kripta
Breve mais números, até completar os 60 números e extra



Esta não foi escaneio meu. Restaurando a capa, repondo numeração de página afetada por corte, retificando inclinação. O contraste está bom. O bizarro fica por conta da página 62, grafado pornográfico em vez de holográfico. Além de lógica bem estranha.
Duas páginas reescaneadas, maiores que as anteriores
Não há página faltante, como dito num comentário
Na página 57 refiz os quadros com texto deitados ou de ponta-cabeça, incômodos pra ler na tela.

Coleção cartão-postal de Joanco






● Nhanduti é o artesanato mais famoso do Paraguai, um tipo de renda. Nhandutiba, um município de Minas Gerais. O quê um vocábulo tem a ver com o outro? De certa forma, tudo e nada.
Em português, nhandu é uma variedade de tarântula, mas em guarani é simplesmente aranha. Assim como no Brasil maracajá é um espécie de gato selvagem, em guarani mbaracayá significa gato. O significado mais aceito pra nhanduti é teia-de-aranha. É tal qual a lenda grega de Aracne. Em https://es.wikipedia.org/wiki/%C3%91andut%C3%AD se discute a obscura etimologia:
Não há consenso sobre o significado da palavra ñandutí. Em seu Enciclopedia paraguaya, o historiador Luis Verón mencionou três hipóteses:
Alguns investigadores o definem como tecido branco de aranha", por causa da cor das fibras produzidas por esses aracnídeos.
Outros, entre eles Josefina Plá, afirmam que o nome antigo era ñandú tini, que significa auréola de aranha, por causa da trama de raios concêntricos.
Há quem o defina como ñandú ty, lugar onde há muitas aranhas.
Nhandutiba é corruptela de Nhandutuba, lugar onde há muitas aranhas. Assim como Curitiba é corruptela de Curituba, mata de pinheiro, pinheiral. Portanto o que há em comum entre nhanduti e nhandutiba é aranha, não nhanduti.
Se no Paraguai, onde o guarani é língua corrente, a etimologia é complicada, imagines aqui!
● Tem vez que o pessoal faz coisa gozada. Na loja de ferragem Fortmix inventaram etiqueta de senha pra dia movimentado. O cliente pega a etiqueta no carretel mas não tem tela nem funcionário chamando. Simplesmente o cliente entrega a senha quando é sua vez. (?!)
● Outra coisa gozada é o pessoal que nada entende de geopolítica comentar tipo quero-ver-sangue, querendo ver a Rússia atacar com tudo, como se guerra fosse partida de futebol amistoso. Nem futebol é assim. Assim o Brasil levou 7, igual corredor olímpico que dispara com tudo, abrindo longa vantagem, logo se cansa e perde. Mas o mais gozado é que candidamente acreditam em notícias tipo que tem em tal lugar uma base chinesa ultra-secreta. No iutube, esputinique e outros, o pessoal acha que está lendo gibi de Super-homem, onde o leitor está noutro universo, onisciente e onipresente, sabendo que o super-herói é Clark Kent. Então acha que pode revelar a base secreta, como se os chineses estivessem dentro do gibi, não podendo saber que eles sabem. Também curioso é que os investigadores e pseudoinvestigadores que postam teorias conspiranóicas nunca são atacados nem silenciados como suas personagens. Tem de explicar a esses panacas, que a vida real não é gibi, é interativa. Mais outra coisa gozada é que os mesmos que acusam a Nasa de mentirosa e manipuladora não param de noticiar anúncios dela. E ainda pior: Notícias como Nasa revelou bases alienígenas na Lua, coisa que quem não nasceu ontem sabe que a Nasa nunca anunciaria.
● A abertura ilumináti da copa 2018. Cada vez mais horrível, insossa, psicodélica, berrante, aberrante, lisérgica, satânica mesmo, a abertura de copa mundial. É muito mau-gosto. E ainda aparece um cantorzinho lixo fazendo com o dedo. Baixaria pura. Deportam os retardados que fazem baixaria lingüística, mas pro cantorzinho do dedo, nada? Só porque é celebridade?
E o quê dá na cabeça de fazer brincadeira tão besta? E a maluquete desfilando com bandeira de perversão sexual. Pensam que estão noutra republiqueta das bananas gigante? Essa gente é do mesmo tipo dos folgados que estacionam em qualquer lugar e andam como adolescente em autódromo, que tentam levar vantagem em tudo. Na semana passada, saindo dum estacionamento de supermercado um sujeito já estacionava na ponta, no rebaixado, achando que podia porque ao lado era uma parede. Mas ali seria o mesmo que estacionar em esquina, tirando a visão de quem sai.

● Tem mais profeta na copa que no iutube. E a cera! Marcam dois jogos no mesmo horário, pra não ter combinação nem corpo-mole. Só se fizessem um jogo em cada planeta. O time é informado de que o outro fez gol, e começa a cera, catimba, olé, no melhor estilo tô-nem-aí-com-quem-comprou-ingresso. Já se viu fazer cera em vôlei, basquete? Nas lutas não tem a tal punição por falta de combatividade. E futeboleiro fazendo cera não é falta de combatividade? Por quê não tem tantos segundos pra sair do campo-de-defesa e cada jogador não poder receber a bola três vezes, seguidas ou não, sem sair do campo-de-defesa.
● O vídeo https://www.youtube.com/watch?v=0jVqDHChflo&lc=z23ksx5ognv4wriol04t1aokgwfek5pzed3veed2ttnhrk0h00410.1529856606118156&feature=em-comments, mostrando três lances de penais não marcados a favor do Brasil na partida a Costa Rica, foi bloqueado. Ali diz que a Pífia o bloqueou com base em direito autoral. Mas tal não procede, pois as leis internacionais dão direito a se citar, expor trechos com finalidade crítica, didática ou outra. Não é futebol o tema do canal. Ali se denunciou a venda, ou melhor, doação do Pré-sal na surdina, enquanto o populacho se distraía com a cororopa. Isso é censura descarada mesmo.

 Coleção cartão-postal de Joanco





Meu estilingue
A melhor bala não é esférica e sim oval








Na esquina da Tamandaré com a Tietê, no estacionamento da padaria Tietê, um boneco feito de engrenagem. Isso é obra-de-arte.
fotos de dom Ramão


3 comentários: