segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Alerta ao ocidente

Título original russo:
Выступление по английскому радио - Панорама
Declaração na rádio inglesa - Panorama
Eis uma entrevista e um discurso de Soljenitsin publicados no Brasil com o título Alerta ao ocidente. Li os dois volumes de Arquipélago Gulague nos anos 1980. Me fascinou a narrativa desse dissidente do regime soviético. Bem o oposto da sensação de ler Pássaros feridos, de Colleen MacCullough, verdadeiro lixo que até hoje me dá sensação rançosa de asco mas que serviu de estímulo não mais ler bestséler.
De forma que parece profética, mas não é, é puramente analítica, previu a decadência e queda do ocidente, o que vemos de forma escancarada.
Quis saber o que os russos atuais acham sobre esse autor, e soube que Putim é seu admirador. Soljenitsin nunca foi traidor nem entreguista, pois seu país estar sob mau regime não é desculpa pra ser traidor. Situação do Brasil pós ditadura militar, especialmente sob Bolsonaro. Sempre lutou por uma Rússia forte e libertária.  Nessa entrevista declarou como os prisioneiros do gulague rezavam ao ocidente, o tendo como a terra da liberdade, mas continuamente se decepcionando com a postura ocidental. Frisou bem que disse rezava, não admirava.
Se era admirador de Franco e Pinochet, era porque via o ocidente, sua esperança, tal qual nossa esperança hoje é o oriente russo-chinês, como a única força capaz de enfrentar seu opressor, e acreditava que o governo tem de ser forte. Como prisioneiro do gulague não se pode esperar que estivesse bem-informado e tivesse ampla visão do quê o ocidente realmente é.
Me lembro duma palestra, não se essa mesma (Panorama), onde vilipendiou a depravação ocidental.
Sua visão sobre quem Lênin realmente era é magistral e exata.
Vale a pena ler a obra desse grande dissidente e soberano escritor.

Condorito 2, da Origo, página 87

Plesiossauro

Condorito achou uma ossada completa de dinossauro, a montou num museu, atraindo turista. Chegou um antropólogo. Condorito disse que os ossos têm 1 milhão de anos e três meses. O sábio perguntou o motivo de tanta precisão. Condorito respondeu que havia três meses um antropólogo esteve ali e datou os ossos em 1 milhão de anos.
Não quero supor que o autor do quadrinho tenha obrigatoriamente de conhecer esse ramo científico. Alguém argumentaria que afinal a personagem do gibi de fantasia é um condor antropomorfo, como Míquei, Pateta, pato Donaldo, Zé carioca são bichos antromorfizados, bicho-gente. Afinal, Condorito têm mão, dente, barba, não voa…
Não condeno de forma moralista, mas bem que naquela época de plena luta contra os moralistas que tentavam demonizar os quadrinho, bem que o autor poderia ser mais correto, educativo e responsável. Afinal, todo mundo sabe que condor não tem dente nem fala como gente, mas um fato científico é levado como ensinamento. Creio que não é por ser quadrinho de humor e sátira isso seja desculpa pra relaxismo. Se sabe que é na literatura e demais ramos infantil que autores medíocres se refugiam, pois ali não lhe é cobrado rigor e qualidade, podendo causar todos os estragos na mente infantil com o excesso de fantasia e descaso paterno. Como um cientista que errou as previsões e então se refugiou na metafísica. É sabido que os medíocres preferem o ocultismo.
Mas também é muito ruim, ainda mais numa época em que gibi era coisa de criança. Como os Flintstone, ajuda a reforçar estereótipo, idéias erradas. Cada um julgue como quiser e se quiser. Mas vejamos os erros da tira de 1 página:
Não existe osso de dinossauro, só fóssil. Fóssil não é osso. Se forma quando o osso se dissolve e o espaço é ocupado por minerais. O que pode levar a deformações além das causadas por terremoto, acomodação, alterações de clima, umidade e demais fenômenos.
Não existe esqueleto completo de dinossauro. Os que estão montados nos museus são com as partes faltantes presumidas.
No quarto quadrinho disse que turistas de toda parte acorrem pra ver os ossos do mastodonte. Mastodonte?! Decerto uma metáfora pra algo grande, mas aqui pega mal.
No quarto quadrinho é mastodonte, parente do elefante, da América do Norte, extinto há cerca de 10 mil anos. No quinto a placa diz que é um plesiossauro, que foi um animal marinho, com nadadeiras em vez de patas. Mas no desenho está o que parece ser de tiranossauro-rei, https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/museu-de-paris-inaugura-exposicao-com-esqueleto-inedito-de-tiranossauro-rex-veja-fotos.ghtml. O ruim é que nessa notícia também falam em ossos. Não é fácil!
Em seguida receberão a visita dum antropólogo que quer inspecionar os ossos. Antropólogo?! A antropologia estuda o ser humano. O outro cientista que datou os ossos também era um antropólogo! A ciência que estuda as formas de vida a partir dos fósseis é a paleontologia.
Se foi datado por um antropólogo, isso explicaria ter datado em 1 milhão de anos, quando os dinos gigantes se extinguiram há 65 milhões de anos.
Como se vê, é um verdadeiro samba-do-crioulo-doido, ou quadrinho-do-desenhista-doido, pois o único quadrinho que não tem erro é o penúltimo.
Não é de estranhar tanta concepção errônea. Cinema quadrinho, literatura, palestra, vídeos. Até em canais iutúbicos sobre mistério (Mundo desconocido, por exemplo) o cara fala sobre osso de dinossauro. Na crônica que postei sobre gato, Os gatos pensam?, o autor também incorreu nesse erro: Só quando o macaco evoluiu ao homem […] mas nunca foi dito que o homem descende do macaco, o que é impossível porque são contemporâneos, e sim de que ambos têm um ancestral comum, o que é apenas uma teoria. 

A publicação destaca que os Al Saud, de fato, procuram quem os ajude a sair da guerra ou, noutras palavras, do vietnã árabe que criaram no Iêmen de forma decente, pra salvar seu prestígio
Vejas onde falta uma vírgula

Mosca no pão-francês no Comper da Tamandaré com Benjamim Constant em 31.07.2019
Que ama sua saúde não come coisa da padaria do Comper
Desse jeito terei de parodiar o Comper com o Que muera el roto quezada!: Que feche o porco Comper!

Coleção Pareidomapa
 
Espanha, Síria, bigorna

Coleção cartão-postal de Joanco




Nenhum comentário:

Postar um comentário