terça-feira, 21 de junho de 2022

Adeus, Valdinei


 Olá, pessoal

Finalmente em condição de datilografar, mausear e postar

Desde março lidando cum ombro, havia muito deslocado, que começou a doer irradiando ao braço, gerando formigamento nalgumas posições

20 sessões no quiroprático, instituto Ueda, 2ª, 4ª e 6ª, pois deslocamento antigo não pode ser feito duma vez porque arrebentaria ligação

Na manhã dentista, na tarde quiroprático. Quê delícia! Tenho direito a um ano inteiro só de carnaval, pra compensar.

Eu disse que eles é quem deviam pagar a mim, pois se é pra sofrer tem que receber, não pagar. Parodiando Sílvio Brito (Tem que pagar pra nascer, pagar pra viver, pagar pra morrer): Tem que pagar pra prazer, pagar pra lazer, pagar pra sofrer.

Aos poucos o ombro voltou ao lugar. Resta o medo de deslizar de novo. Só não dava pra fazer direito tarefas baixas, como datilografar, mausear, lavar panela. Mas normal até pra carregar um saco de 20kg da ração felina. No auge da coisa foi sufoco manejar o volante.

No decorrer não pude fazer uma homenagenzinha ao finado amigo Valdinei

Mas é bom dar um tempo, evitando resposta ácida, pois por mais que alguém se ache uma fortaleza, o inconsciente pode estar deprimido e te sabotar

Valdinei Pereira da Silva

† 31.03.2022

Valdinei teve adolescência sofrida. Um dia desafiou a violência do pai e teve de sair de casa, dormir em automóvel, em casa de amigo. Se tornou alcoôlmano, se separou da esposa. Se recuperou se propondo a nunca mais pôr, nem uma gota, de bebida alcoólica na boca.

Um dia, tomando tereré num canicular fim-de-ano, ouvi longamente seu relato. Narrava, empolgado, sofrimento e superação

Seu arrimo foi se tornar evangélico. Mas na convivência quase não se nota, pois não é daqueles cacete que citam Deus em cada frase. Nem dos que por não beber mais os outros também não. Quando no chópim buscando uma ferramenta vimos uma cervejaria de importado. Ali tomei uma caneca de chope conversando naturalmente.

Falando sobre umas coisas suspeitas que jogaram aqui na calçada, disse que nada tinha contra alguém ir ao terreiro. Ir pra descarregar mau-olhado é uma coisa…

É a quem devo muita melhoria aqui em casa. Muito inteligente pra achar solução pra questões práticas e perspicaz pra perscrutar a intenção oculta da atitude dalgum vizinho ou conhecido. Pifou a pressão reguladora da altura da cadeira giratória que uso aqui ante o computador, uma bela porcaria comprada via Americanas.com. Pois não descansou enquanto não achou a melhor maneira de cortar a barra e a fixar na altura certa.

Mente aberta. É interessante notar como alguém com tão escassa cultura formal tem mente tão aberta. Uma vez contava sobre uma cliente que deu o calote. Que a atenderia de novo. Eu disse que isso é errado. Que é por isso que não gosto de cristão. O cristão acredita que pode fazer todas as maldades. Basta se arrepender no leito-de-morte, confessar e se arrepender, e está tudo perdoado. Isso é uma barbaridade. É por isso que vivemos numa sociedade 99% de gente sem-vergonha. Se tratas o caloteiro igual a quem é correto, é um desrespeito a quem é correto e incentivo à sem-vergonhice. A Bíblia e a maior coletânea de falsa sabedoria. Vejas O filho pródigo. O guri pintou-e-bordou, farreou, gastou tudo. E o pai o perdoou e o recebeu de braços abertos. É esse tipo de pieguice que me revolta. Imagines a revolta íntima sufocada do outro filho, quem foi correto a vida toda. Isso não é conto-de-sabedoria e sim de estupidez. Contou sobre o sujeito que o contratou e no final pôs o revólver sobre a mesa e disse que não pagaria. Gostaria de o reatender?

Dias depois disse que pensou nisso e viu que eu tinha razão

Quando chegava àqui estava sempre de-olho em gente suspeita na área. E duas vezes foi padrinho dum casal de gatinho.

Primeiro foi João e Maria. Fazia as estantes da sala 2, pra desentulhar minha sala-biblioteca, no outro portão, além da esquina. De fora o chamei pra perguntar algo. Depois disse que quando os gatos ouviram minha voz miraram firme e empinaram as orelhas. Que quando eu viajar devo deixar alguém pra atender aos gatos.

No dia seguinte chegou e contou que sentiu muita pena. Um casal de gatinho foi deixado naquela rua da esquina. Um estava numa casa, quando o carro saindo da garagem dum japonês quase passou encima mas freou a tempo ao ouvir o miado. Era João, que ficou dois dias com a perna puxando. Foi só uma torçãozinha. E Maria lambendo o irmão, o consolando. Iam duma a outra casa, todas com grade aberta. Fomos deixar um pouco de ração através da grade.

Contou como o japonês arrastou João, com raiva, o atirando à calçada. Mas isso contou depois. Na ocasião eu disse pra perguntar se os gatos eram dele. Se não, os trazer.

— Mas depois tem de castrar

— Podes trazer

Foi até lá pra perguntar

— É! Deixaram essas pragas aqui!

Colocaria numa caixa pra os levar a longe

E trouxe os dois gatinhos numa caixa, parecendo empalhados, de tão magros. Por isso ficou João & Maria, por analogia ao conto de Grim, os dois gatinhos na casa do japonês malvado.

Depois foi um casal de gatinhos brancos. Alvinho e Bianca, de olhos amarelos e ela de olhos azuis. Quando chegou, Valdinei disse:

— Lá. Dois gatinhos na rua. Quase que um carro pegou um.

4 casas depois os dois gatinhos na beira da calçada. Como a dona trabalha o dia todo eles fogem e brincam na rua.

Dona Mercedes, senhora paraguaia que conhece todo mundo na rua, dizia:

— Trabalhas o dia todo. Os gatinhos são muito danados, fugindo à rua. É melhor passar a alguém antes que sejam atropelados.

Então os adotei. Dois gatinhos hiperativos cujas aventuras dão um livro e cujo anjo tutelar quero contratar.

Num dia entrou e parou na varanda, e ficamos longamente vendo os dois gatinhos brancos brincando no quintal. Disse:

— Como é bom os ver brincando livres e seguros.

Numa véspera de carnaval, quando passou aqui com sua Rosângela:

— É verdade que o casal desfilará de Valdinei Mato Grosso e Rosângela Ro-Rô?

Comprou o fusca que tia Cecília deixou a mim, único dono, mas que na circunstância era um elefante-branco. E foi gozação geral ao pôr no fusca azul a placa verde Palmeiras.

Estranhei muito quando dona Mercedes se referiu ao fusca que dei a ele. Quando a encontrei na vez seguinte esclareci que vendi, que quem deu foi querida tia Cecília, a mim. Por esse e outros comportamentos arredios dos vizinhos deduzo que por eu ser solitário pensam algo muito feio sobre mim.

Em 2019 apareceu cuma moto, antigo sonho realizado

Morreu por excesso de trabalho. Muito conhecido, seu funeral teve multidão.

Antes fazia os pequenos serviços aqui no sábado. Mas havia mais de ano ia postergando, pois o trabalho aumentava e já se queixava de dormir pouco. Eu disse que isso é perigoso, pois predispõe a acidente.

E o acidente dias depois, esperando Rosângela trazer o celular pra ele me ouvir

Não pude o visitar porque não fui vacinado contra o covide

Quando cheguei à clínica AlQmia (podia ser MiAuKilat), pra visitar o gato Bicão, disse pra unir três cubículos pra cuidar de Valdinei junto a Bicão. Acredito que se tal pudesse fazer se salvaria.

Depois passei um imeio à clínica, pra me pôr pra adoção, pois quero achar um elefante que cuide de mim assim. Mas quem responde a piada nesta era ranzinza e vetusta de idiotas-da-objetividade?

Já preparava as piadas de praxe, pois havia muito já declarado fora-de-perigo.

Ontem já evidente sua falta na vida prática. Um gatão negro meio selvagem quem freqüenta aqui pra comer ração brigou no telhado dum vizinho contra um dos amarelos daqui, Huguinho, Zezinho ou Luizinho, talvez o mesmo quem avançou à cadelinha de Ramão, e está com ferida aberta no pescoço. Vi porque já deixa chegar perto mas não muito. Todos os serviços de zoonose, etc, se omitiram, repassando telefone de qualquer lugar. Mesmo só pra capturar, pois levarei ao veterinário. É o fim-de-civilização preparando o golpe mundial sionista em 1 dia, bloqueado por Putim e Xi. Estamos na beira da barbárie.

Por falar nos amarelos, vendo a brincadeira do Topa-tudo por dinheiro onde Ivo Holanda molha o pessoal passando na calçada cuma mangueira, e todo mundo fica bravo. Se um gato vir isso dirá ao outro que os humanos têm horror a água. E o outro responderá que os humanos são anti-higiênicos, pois nunca se lambem. Dizem que gato não gosta de água, mas sempre que rego as plantas Huguinho, o amarelo mais claro, vai e vem na frente, se molhando. Numas vezes pra tomar água, noutras só pra se molhar. É porque percebeu que se molhando economiza saliva pra se lamber!

A perda dum amigo dói em dobro quando se vive num lugar sem vida comunitária, de individualismo exacerbado, onde mesmo coar algo é complicado, cujos habitantes a muito contragosto respondem a um bom-dia

Alvinho & Bianca em 29.01.2022

Alvinho & Bianca em 26.03.2022


 Bianca em 10.05.2022

 

Alvinho em 10.05.2022

 

Magnífico bigode de Maria 09.05.2022

 

João em 10.04.2019

 

João & Maria quando chegaram, 19.02.2019

 

ISTOÉ 447, 17.07.1985

A metrópole perdida

Artigo citado em

Planeta 158, 11.1985

em O quê há pra ler, página 47

 

https://www.youtube.com/watch?v=xi6iowwSUP8

O Brasil não foi colônia, com Loryel Rocha, IMUB ● A verdadeira história do Brasil

https://www.youtube.com/watch?v=CXPHhQGKhJw

Eua é uma serra-pelada com mania-de-grandeza

https://www.youtube.com/watch?v=YBiO3FYx5eU

A verdade sobre Zé Lensque

https://www.youtube.com/watch?v=SP2fiLuc-kY

Irán, con ataque demoledor, destruyó base de US en Irak

 

● Por quê estrela-anã é estrela mas planeta-anão não? Burrice. Se Plutão é planeta-anão, é planeta. Felizmente o tal astrônomo não conheceu Nélson Ned, pois diria que não é mais considerado humano e sim humano-anão.

● Por quê La Habana, capital de Cuba, é Havana em português, e o país El Salvador não é Salvador?

● Por quê o Líbano, país pequenino, tem uma árvore na bandeira, e o Canadá, país grandalhão, tem só uma folha?

● Tem gente que não se manca que estamos na era da internete, não mais na era da televisão. Promovendo sobre o carnaval duma cidade hispânica, mas em nenhum ponto do canal se acha qual o país. Se eu quiser ir ao tal carnaval de não-sei-o-quê-lá-Cualcultepec terei de pesquisar num buscador, pra saber onde fica. Não é uma promoção muito inteligente. Um especialista do exército explicando alguns fatores da guerra Rússia–Ucrânia. Mas exército de qual país? Agem como se estivessem na era da televisão, onde o telespectador é de seu país, sem necessitar especificar qual país é o do canal. Não é só festival de má pontuação e má redação. É também um festival de falta de identificação.

 

Coleção Adeene neles!

 
Ellen deGeneres - Xuxa Meneghel

As megeras se parecem

Ruth Brown - Alcione

 

Ventura García Calderón - Vinicius de Moraes

 

Nicholas Hammond - Ben Murphy

Benjamin H Freedman - Theodore Roosevelt

 

Onde anda Zorro

 

Ordem & progresso

Olha o Brasil no espaço, gente!

 

Coleção cartão-postal de Joanco

 



Um comentário: