segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Guaraná, mina de Cafeína


Guaraná, mina de cafeína
No domingo, 05.12.2010, passou, na TV Record, uma reportagem enfatizando a longevidade excepcional dos habitantes de Maués, Amazonas, Brasil. Sem apresentar base científica a reportagem mostra o senhor, dizendo ter 102 anos, vivaz e produtivo como, digamos, um de 60 anos. Discretamente a reportagem induz o telespectador a crer que é o guaraná o responsável por tanta saúde e longevidade. Será? O fator preponderante não seria o peixe, a água ou um conjunto de fator?
En el domingo, 05.12.2010, pasó, en TV Record, una reportaje enfatizando la longevidad excepcional de los habitantes de Maués, Amazonas, Brasil. Sin presentar base científica la reportaje enseña el señor, diciendo tener 102 años, vivaz y productivo como, digamos, uno de 60 años. Discretamente la reportaje induce el telespectador a creer que es el guaraná el responsable por tanta salud y longevidad. Verdad? El factor preponderante no sería el pez, el agua o un conjunto de factor?
É preciso um estudo sério, independente, isento de interesse comercial, pra esclarecer isso.
Es necesario un estudio serio, independiente, libre de interés comercial, para aclarar eso.
Desconfio muito desse tal guaraná. Creio que tenha tantas substâncias benéficas que se acredita mas tem um soberano efeito colateral: A cafeína, substância que, como tantas outras, é benéfica em baixa dose.
Desconfío mucho de ese tal guaraná. Creo que tenga tantas substancias benéficas que se cree pero tiene un soberano efecto colateral: La cafeína, sustancia que, como tantas otras, e benéfica en baja dosis.
Muito mais que o café, a erva-mate e o chocolate. O guaraná tem uma formidável quantidade de cafeína. Uma vez tomei, diluído em água, uma colher-de-café de guaraná em pó no meio da tarde. Na noite não conseguia dormir. Era como se tivesse tomado litros de café ou muito tereré (ou chimarrão). Por isso o guaraná é um alimento perigoso.
Mucho más que el café, la hierba mate y el chocolate. El guaraná contiene una formidable cantidad de cafeína. Una vez tomé, diluido en agua, una cuchara-de-café de guaraná en polvo en el medio de la tarde. En la noche no conseguía dormir. Era como si tuviese tomado litros de café o mucho tereré (o chimarrón). Por eso el guaraná es un alimento peligroso.
Já ouvi casos dum conhecido, ou um amigo contar sobre um parente ou conhecido:
— Fulano morreu de taquicardia. Que coisa! Era tão saudável. Toda manhã tomava seu guaranazinho em pó.
Ya oí casos de un conocido, o un amigo contar sobre un pariente o conocido:
— Fulano murió de taquicardia. Que cosa! Era tan sano. Toda mañana tomaba su guaranacito en polvo.
Esse guaranazinho em pó diário foi me chamando a atenção.
Ese guaranacito en polvo diario fue me llamando la atención.
A cafeína é uma substância que demora a ser eliminada do sangue. Então o comportamento célere, angustiado, até paranóico, dos cafeinômanos. A cafeína acelera o ritmo cardíaco e aumenta o nível de adrenalina no sangue. O consumo diário desse cafezinho-do-diabo gera um efeito cumulativo muito perigoso.
La cafeína es una sustancia que tarda a ser eliminada del sangre. Entonces el comportamiento célere, angustiado, hasta paranoico, de los cafeinómanos. La cafeína acelera el ritmo cardiaco y aumenta el nivel de adrenalina en el sangre. El consumo diario de ese cafecito-del-diablo genera un efecto cumulativo muy peligroso.
Se a diferença entre remédio e veneno é a dose o guaraná é veneno.
Si la diferencia entre remedio y veneno es la dosis el guaraná es veneno.
Devo salientar que nada deve ser consumido todo dia. Nada existe que não tenha efeito colateral. O alimento X pode anular tal vitamina do alimento Y, o remédio A pode impedir a eliminação do veneno B, a bebida K pode ter uma toxina que é tranqüilamente eliminada mas sendo consumida todo dia o organismo não dá conta e acaba gerando câncer. Por exemplo: A folha de figo tem uma substância que desfavorece a proteção da melanina na pele. O consumo, por exemplo, de licor de folha de figo deixa a pele mais vulnerável a queimadura solar.
Debo frisar que nada debe ser consumido todo día. Nada existe que no tenga efecto colateral. El alimento X puede anular tal vitamina del alimento Y, el remedio A puede impedir la eliminación del veneno B, la bebida K puede tener una toxina que es tranquilamente eliminada pero sendo consumida todo día l organismo no da cuenta y acaba generando cáncer. Por ejemplo: L ahoja de higo tiene una sustancia que desfavorece la protección de la melanina en la piel. El consumo, por ejemplo, de licor de hoja de higo deja la piel más vulnerable a quemadura solar.
Assim constatamos que a alimentação é sadia quando variada. Nada deve ser consumido todo dia. Quanto mais variada e equilibrada a alimentação, mais saudável é. É por isso que os viciados e os dependentes de medicamento estão numa encrenca. A bioquímica do organismo é um fenômeno estatístico.
Así constatamos que la alimentación es sana cuando variada. Nada debe ser consumido todo día. Cuanto más variada y equilibrada la alimentación, más sana es. Es por eso que los viciados y los dependientes de medicamento están en un lío. La bioquímica del organismo es un fenómeno estadístico.
Eu aconselharia a se tomar guaraná uma vez por semana, a menos que se crie um processo de descafeinização ou uma variedade descafeinada ou com baixo teor.
Yo aconsejaría a se tomar guaraná una vez por semana, a menos que se críe un proceso de descafeinización o una variedad descafeinada o con bajo tenor.
Não pesquisei, por isso não posso afirmar. Apenas alerto a quem possa pesquisar e verificar se tenho razão.
No pesquisé, por eso no puedo afirmar. Apenas alerto a quien posa pesquisar y verificar si tengo razón.

Nenhum comentário:

Postar um comentário