terça-feira, 6 de maio de 2014

A língua esculhambada
Completar os espaços com o termo adequado
João combinou com a irmã ___ telefone logo que chegou ___ manhã mas demorou pouco porque tinha de ir ___ casa de sua irmã ___ 8h. Foi ___ avenida Mascarenhas, onde tinha um posto com gasolina reduzida ___ metade do preço. Deu muita volta procurando ___ posto. Chegando ___ lá bateu palma e ficou esperando ___ irmã. Então perguntou ___ tia Celina. No caminho viram muito lixo espalhado ___ calçada, ___ lixeiros em greve.

Questão preenchida um estudante nota 10:
João combinou com a irmã via telefone logo que chegou na manhã mas demorou pouco porque tinha de ir à casa de sua irmã às 8h. Foi na avenida Mascarenhas, onde tinha um posto com gasolina reduzida à metade do preço. Deu muita volta procurando o posto. Chegando até lá bateu palma e ficou esperando a irmã. Então perguntou sobre tia Celina. No caminho viram muito lixo espalhado na calçada, pelos lixeiros em greve.

Resposta pelum jornalista:
João combinou com a irmã pelo telefone logo que chegou pela manhã mas demorou pouco porque tinha de ir para a casa de sua irmã pelas 8h. Foi pela avenida Mascarenhas, onde tinha um posto com gasolina reduzida pela metade do preço. Deu muita volta procurando pelo posto. Chegando por lá bateu palma e ficou esperando pela irmã. Então perguntou pela tia Celina. No caminho viram muito lixo espalhado pela calçada, pelos lixeiros em greve.

A notícia de que havia muito lixo espalhado pela cidade. Mas não foi dito que o lixo foi espalhado pelo furacão?
Usar um termo no lugar de outro, só porque parece chique é burrice, causa ambigüidade.

Qual o certo?: Lava-jato, lava jato, lavajato? Melhor que se adote lavajato, já que ninguém quer raciocinar.
Lava-jato seria onde se lava avião-a-jato
Lava jato, assim separado, não é denominação dum termo próprio, que pra isso levaria hífen.
Raciocinando: É um lugar onde carro é levado pra ser lavado. Jato porque se usa jato de água, e também porque se lava rapidamente, a metáfora ir a jato, ir rapidamente. O vocábulo se encaixa nas duas acepções.
Portanto o vocábulo correto é o que ninguém usa: Lava-a-jato.

Como usar o ;
O ponto-e-vírgula é aquele ponto bem feinho, anti-estético, quase supérfluo, mas que o pessoal tenta encaixar dalguma maneira, como se fosse um desperdício não usar.
Em todo texto vejo essa coisa como vício de linguagem. Aparece quando deveria ser ponto, vírgula ou nada. Então como usar?
Tendo em conta que devemos observar objetividade, simplicidade, concisão e estética, esse bichinho feio só deve aparecer quando necessário. E é rara essa necessidade.
Só há uma ocasião em que é necessário: Quando se lista itens e subitens. Nesse caso não vai ponto porque se está na mesma frase, e não vai vírgula porque ao mudar de item se confundirá com as vírgulas que separam os subitens. Por exemplo:
Maria tinha três irmãs: Sofia, que era a mais velha e a mais alta; Débora, a preferida do pai por ser alegre e inteligente; e Ana, a caçula, a borralheira da família.
Outro vício é usar traço ou travessão pra ressaltar uma ênfase ou subfrase, sendo que o apropriado pra isso é mesmo a vírgula. Se está usando o travessão pra marcar diálogo, o usar pra subfrase causa ambigüidade. Idem aos parêntesis e tudo o mais: Só usar quando necessário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário