terça-feira, 7 de março de 2017

  
Enviado por Márcio Rodrigues
Corrigido erro de conexão
  

O sudoco mais difícil do mundo
Esta configuração mais difícil foi criada pelo cientista matemático finlandês Arto Inkala, cum programa específico pra isso.
A estrutura nada mais é que cercar tudo. Os números-base estão dispostos de modo que não se pode encontrar n mútuos exclusivos de ordem n, pra pôr o primeiro número. A estrutura é montada de forma tão engenhosa, que sempre fica algum em duplicidade.
Como não se pode achar uma casa no método n mútuos exclusivos de ordem n, a única solução seria criar outro método como uma relação matemática entre as casas ou outra propriedade interessante. Tentativa-e-erro viola o espírito-da-coisa, pois no sudoco não se pode chutar. Não se trata só de resolver, mas resolver com método, com lógica.
Criar um programa de computador pra solucionar, qualquer um que saiba programar o pode fazer, mesmo em basic, mas sudoco é passatempo, quebra-cabeça. Então não vale tentativa-e-erro nem programação iterativa.
 
Vejamos, por exemplo, no terceiro quadro, onde só tem o número 2. Por pouco não deu um mútuo exclusivo de ordem 3. Nos quadros marcados com estrela, cada um pode ser 1, 3 ou 6, mas não é exclusivo quanto a 1, pois os marcados com travessão também podem ser 1. Se houver forma de garantir que o 1 dessa linha está fora do quadro, teríamos a exclusiva. Mas mesmo assim essa exclusiva não propiciaria preencher um número nesse quadro.

Coleção de cartão-postal de Joanco


2 comentários:

  1. Olá, obrigado pelo post. Poderiaa verificar o link, pois ele está levando à edição número 5, que já foi postada anteriormente, e não à edição número 6. Obrigado.

    ResponderExcluir