domingo, 10 de março de 2019

Como Colombo descobriu a América

O livro em cbr
Mais uma preciosidade garimpada pelo livreiro carioca Otávio Marcelino
Este curioso libreto, 33×22cm², parece ter sido destacado do final dum volume maior, pois o pano da lombada sobra na dianteira. Capa dura.  A capa traseira levanta uma caravela articulada 3D.

O texto em pdf

O texto em português em pdf

Se nota significativa piora na interface da consulta ao dicionário da RAE (Real academia espanhola), ficando cada vez menos prático e confortável. Mexeram tanto na página, que já é incômodo consultar. Não tem o nome de ser vivo em latim, vícios de linguagem, definições erradas. Mas tão ruim é quando o verbete cai num ciclo vicioso, nunca definindo o vocábulo. Por exemplo:
Consultando o vocábulo decomisar:
Decomisar
1. tr. Declarar que algo ha caído en decomiso
2. tr. Incautarse de algo que ha caído en decomiso, como pena
Consultando o vocábulo decomiso:
De de comiso
1. m. Cosa decomisada
Consultando o vocábulo decomisado. Não há o verbete. Cai novamente em decomisar. Tem de consultar noutro lugar, pra saber que significa confisco.

As melhores histórias brasileiras de horror, organizada por Marcello Simão Branco e César Silva, é um lançamento da editora Devir

Los Guayakíes - Nde yurú mbyté, polca paraguaia
https://www.youtube.com/watch?v=nvDvC2fn42A
Isidro Mancuello y su conjunto vocal guaraní - Nde yurú mbyté

Grupo Generación -Nde yurú mbyté

No Portal guarani a letra em guarani y castellano:

Tradução (De ouvido por minha mãe e meu pai):

Nde yurú mbyté
O beijo de tua boca
El beso de tu boca
The kiss of your mouth 
Alberto de Luque & Luz Aurora

Tua boca é doce como a uva do parreiral

Tu boca es dulce como la uva del parral

Estou sempre comparando

Estoy siempre comparando

Devagar foi chegando a meu coração

De vagar fue llegando a mi corazón

e desde então virou minha cabeça

y desde entonces trastornó mi cabeza

Pra isso fui nessa noite

Para eso fui en esa noche

sob o luar que nos ilumina

bajo el claro de luna que nos ilumina

pra andar, desde então, sonhando contigo

para andar, desde entonces, ensoñando contigo

como se despertara pra beijar tua boquinha

como si despertara para besar tu boquita

Tua boca parece um botão de rosa

Tu boca parece un botón de rosa

Um travesseiro que apaga toda tristeza

Un travesero que borra toda tristeza

Assim meu sofrimento me faz viver

Así mi sufrimiento me hace vivir

pra andar neste mundo e voltar a viver

para andar en este mundo y volver a vivir

Já disse o que eu queria dizer

Ya dije lo que yo quería decir

se ficares brava, já foi dito

si quedares brava, ya fue dicho

Atrás de ti me perderei neste mundo, garota

Atrás de ti me perderé en este mundo, muchacha

No fogo do Inferno me fritarei

Nel fuego del Infierno me freiré
atrás de teu doce beijo
buscando tu dulce beso

Meu amor que é demais

Mi amor que es demasiado

Levarei em meus lábios teus doces beijos

Llevaré en mis labios tus dulces besos

Ficarei muito feliz de levar teus beijos comigo

Quedaré muy feliz de llevar tus besos conmigo

de lamentar que um dia não sejas minha

de lastimar que no seas un día mía

e de ir longe no mundo

y de ir lejos nel mundo

Enquanto viver levarei o amor em meu coração

En cuanto vivir llevaré el amor en mi corazón

e uma cruz na testa

y una cruz en la frente

Porque, coitado de mim, já me esqueceste

Porque, pobre de mí, ya me olvidaste

Ex-combatente da FEB, com 95 anos, conta histórias da tropa brasileira na Itália

Memórias dum herói da FEB

À coleção Adeene neles!
Conflito Índia-Paquistão          -          Lápis-de-cor

Coleção cartão-postal de Joanco
 
 
 


As figuras de Três lendas paulistas, sem fotoxopar:

Danilo Menezes encontrou muitos gibis Hanna-Barbera em inglês. Estamos em pareceria de tradução. Nesta segunda-feira deixarei o pecê pra atualizar. Também já resolvendo o problema de subidor: Se Mega pago ou Pydio.

Um comentário:

  1. O livro completo tem as 3 caravelas.
    https://www.abebooks.com/servlet/BookDetailsPL?bi=15148781218&searchurl=fe%3Don%26sortby%3D17%26kn%3Dbancroft%2Bpop%2Bup&cm_sp=snippet-_-srp4-_-title4

    ResponderExcluir