domingo, 20 de outubro de 2019

Curso de guarani

Eis uma obra de valor, raridade de 1943
O guarani, língua rica e melódica, repleta de variação eufônica, profundamente musical. As variações por eufonia, complicando o idioma, em compensação o tornam mais melódico. Como no inglês a car, an airplane, e no castelhano uno o más, uno u otro, dos y dos, blanco e indio. É mais precisa que o português, pois há dois tipo de nós: Um inclui com quem se fala, o outro exclui.
O prefácio diz que os guaranis estiveram presentes na Colômbia e Venezuela, o que reforça o que eu disse sobre o topônimo Itagüi (Itagüí) da Colômbia ser de origem tupi (ou guarani).
O guarani do Paraguai também sofreu deformação. O y do i no guarani (o y no livro está estabelecido como ï e ^ em vez de ~ (Por causa da dificuldade tipográfica de então pra por ~ no e, i e u. Por isso hoje não tem cabimento a regra de não acentuar palavras em maiúsculo, porque já não há mais dificuldade tipográfica), o y representando o i semelhante ao u do francês buffet e do alemão führer, no Paraguai o som nasal desapareceu por influência do castelhano: Cunhã ficou cunhá, Tupã virou Tupá.
Assim como entre português e castelhano há falsos (e divertidos) cognatos entre guarani e tupi. Cacá é cocô e cagar. Se teu nome é Carlos mas todo mundo diz Cacá. No Paraguai te apresentes como Carlos. Imagines um paraguaio conhecendo Belém do Pará. De repente lhe oferecem tacacá. E imagines a primeira idéia dum paraguaio ao ouvir falar sobre a cerimônia do quarup. Cuarú em guarani é mijar.
Aprender guarani ajuda a entender os topônimos, e não ser tapeado pelos picaretas que só fazem jogo de combinar sílabas. Montar sílabas é uma forma de sondar o problema. Mas isso não é método científico, muito menos em língua monossilábica, como o chinês, apenas dá pista, mas pode dar pista falsa. Assim alguém pode estabelecer que Amazonas vem do pessoal que era fã de freqüentar puteiro (zona, simplificação de zona-de-meretrício, na gíria popular). Lá vem um ama-zona!
Já falei sobre o tempo verbal no castelhano, verdadeira tragédia. Mas há muito mais sobre esculhambação estabelecida. Ramão perguntou sobre lista e listra. Têm a mesma raiz mas não são sinônimos (como certos disseotários afirmam na internete). Camisa listrada, lista dos candidatos. É como mortal e mortífero (confusão também presente no castelhano). Veneno mortífero. Não existe veneno mortal, pois mortais são só os seres vivos, seres que morrem. Não há alternativas e sim opções, pois alternativa é só uma. Acidente fatal não é o que mata mas o que é inevitável. Por mal pensar vemos certas expressões esdrúxulas na internete: Países estrangeiros, planeta extraterreno (mais comum o errado extraterrestre). Nesse sem-fim de tolices temos um filme de 1965, Voyage to the prehistoric planet (Viagem ao planeta pré-histórico). Mas quê-diabo quer dizer com planeta pré-histórico?! Pré-histórico é um termo bem capenga inventado pelos historiadores pra se referir ao período anterior à invenção da escrita. O termo só é cabível aplicado ao contexto de estudo de história oficial. E obviamente só em nosso mundo. Assim os ignorantes e irresponsáveis estenderam algo que remontaria a 10 mil anos a centenas de milhões! Mas um planeta anterior à invenção da escrita? Tudo bem! O burrão que bolou o nome do filme quis se referir a um planeta que lembra o cenário do nosso na época dos dinossauros, digamos. Dã!
No prefácio o militar fez praticamente um elogio ao guarani. É gritante o contraste de nossos militares de então com os trogloditas entreguistas ignorantes que empestam a instituição a partir de 1964. Pois um oficial do exército disse, nos anos 1990, que os índios são uma classe desprezível, de cultura baixa. O que indica que há algo de muito podre na instituição.
Eis o prefácio:
A inauguração do curso regional de língua guarani
Importante discurso de coronel Pratti de Aguiar, chefe do estado-maior da região. Um discurso de tenente Pedro Duprat em língua guarani.
Conforme anunciado se realizou ontem a sessão inaugural do curso da língua guarani no amplo salão do cassino dos oficiais.
Presente grande numero de oficiais superiores da região, doutor Dolor de Andrade, auditor interino de guerra; doutor Ricardo Brugado Doldán, cônsul do Paraguai; Demóstenes Martins, representante do prefeito municipal; doutor Osvaldo de Freitas, pelo Jornal do comércio; doutores delegado especial e delegado de polícia e professor Bernardo Candia Moura, foi precisamente às 20h por general Mário Xavier, comandante da região, aberta a sessão, dizendo em breves palavras sobre a finalidade dela, e dando a palavra a coronel Pratti de Aguiar, chefe do estado-maior da região, que pronunciou o seguinte discurso:
Excelentíssimos general comandante da 9ª região militar, prefeito municipal, cônsul da república do Paraguai, juiz-de-direito de Campo Grande, chefe de polícia do sul do estado, digníssimos representantes da imprensa local, distinta assistência e senhores oficiais.
Por feliz iniciativa de general Mário Xavier, comandante de nossa região militar, soldado nascido nos campos fronteiriços das belas e ubérrimas terras guaranis e educado segundo os princípios tradicionais da afeição recíproca que sempre uniu, pelo coração e pelas dificuldades, toda essa boa e valorosa gente que vive, trabalha e prospera nas regiões limítrofes de nossa pátria, se inaugura, hoje, no círculo militar de Campo Grande, o primeiro curso de freqüência facultativa, cuja finalidade é a difusão, entre os oficiais desta guarnição, do conhecimento relativo ao idioma sutil e primoroso com o qual se compreendem e se afeiçoam os bravos descendentes da raça que palmilhou nossos primeiros caminhos e se mirou, orgulhosa e feliz, no espelho da água cristalina de nossos soberbos regatos. Essa brava gente nos deixou o precioso legado de suas heróicas e nobres tradições, tesouro que só os preservaremos se continuarmos a ouvindo e entendendo, repetindo seus cantos-de-guerra, sentindo o clamor de seus queixumes, falando a sutileza maravilhosa de sua fala!
Pra isso é imperioso despertemos os sentimentos nativistas de nossa alma, acorrendo à fonte pura de nossas tradições, onde nosso passado e presente se enleiam no rendado de afeto e de saudade do delicado nhanduti!
Povos oriundos do mesmo berço e unidos pelos laços fortes da mesma civilização, nós e os paraguaios, principalmente, não podemos nem devemos exprimir, de modo diverso, os pensamentos de igual intensidade que se escoam, pela palavra, no sentido de nossa maior aproximação, de nosso mais cordial entendimento. É sabido que só se harmonizam e estimam os povos que se entendem. Portanto nada mais justificável que a instituição do curso que hoje se inaugura, no decurso do qual serão proporcionados aos oficiais desta guarnição, como instrumento de estima e solidariedade internacionais, os conhecimentos da língua guarani, indispensáveis ao mútuo entendimento entre os brasileiros e as populações do país vizinho que, a nosso lado, nas cidades interiores como nas fronteiriças, trabalham pela grandeza da pátria, cujos territórios se confina com as terras brasileiras! Embora facultativa a matrícula no curso ora instituído, é sobremodo lisonjeira a afluência dos candidatos já conhecidos, fato esse que vem corroborar a veracidade das idéias aqui expostas e elevar mais ainda o conceito cívico da brilhante oficialidade que sabe ornar os quadros desta guarnição.
Emprestando o realce e o valor de suas presenças ao ato singelo da fundação do curso de guarani instituído pelo comando regional, aqui se encontram, prestimosamente, todas as autoridades de Campo Grande, inclusive os distintos representantes da imprensa local, numa demonstração viva e eloqüente de solidariedade patriótica à iniciativa desse comando. Doutor Ricardo Doldán, digníssimo cônsul da república do Paraguai, figura perfeitamente integrada nos meios popular e oficial desta cidade, concede a nós, do mesmo modo, a honra de sua significativa e oportuna presença, comparecendo pessoalmente, ao ato da abertura de nosso curso que nesta data é declarado em pleno funcionamento por general Mário Xavier, seu feliz inspirador, e entregue sua direção ao provecto professor Bernardo Candia Mora, paraguaio de nascimento, mas, ao mesmo passo, bastante brasileiro, pelo muito que fez pela educação da mocidade desta promissora cidade.
E como demonstração de que esse belo idioma já encontra entre nós uma parcela bem significativa de nossa preferência, sendo declinado por certo numero de oficiais, dirigirá a seguir, tenente Pedro Duprat uma saudação ao cônsul Paraguaio, em guarani, com o escopo principal de que sua excelência guarde perenemente na memória a lembrança do solene ato que se desdobra sob seus olhos, neste momento.
Com a palavra tenente Pedro Duprat fez em guarani uma saudação ao cônsul do Paraguai, que bastante emocionado, agradeceu, dando a palavra a professor Bernardo Candia Mora, que fez um histórico sobre a vida dos índios guaranis, remontando aos tempos dos incas, sendo grandemente aplaudido.
Terminando, general Mário Xavier deu por inaugurado o curso sob a direção de professor Mora, encerrando a sessão.
A partir de 2 de outubro, durante 13 dias, o povo equatoriano se rebelou contra um decreto presidencial imposto pelo FMI retirando subsídio, etc. Tomaram prédios públicos, o parlamento, capturaram policiais da tropa-de-choque, agrediram repórteres da Teleamazonas, falsimídia, a globo deles. Nem a declaração de toque-de-recolher os intimidou. No fim o presidente teve de ceder e revogar o decreto.
Equador, Catalunha, Chile, Haiti... O Brasil mais uma vez o último?
O Equador é de população 70% indígena. Foi emocionante e deu inveja ver um povo assim. Emocionante ver as transmissões dalguns jornalistas independentes. Esses sim, jornalistas mesmo, não mercenários da comunicação das grandes redes. As grandes redes nada noticiaram, passando novela normalmente. Por isso o presidente achou que bastaria descer o pau, mas quebrou a cara.
Os líderes do movimento entraram com ação penal internacional contra os abusos de violência e declarações racistas dos órgãos de repressão. Ataques com gás lacrimogênio em áreas onde isso é proibido, retirada violenta de mulheres e crianças desarmadas ocupando um órgão público.
Os que vi transmitindo ao-vivo as manifestações:
RT, TeleSur, La vanguardia, Arki Medes
As burrices da internete

5 horas, 47 metros, 34 segundos

Coleção Cartão-postal de Joanco













https://www.youtube.com/watch?v=g4599q5uxnM

#EstadodeEmergencia | Comienza marcha de organizaciones sociales de Chile en en Centro de Santiago


CHILE - Carabineros saqueando en medio de las protestas - 21 octubre 2019


CHILE - Carabineros implicados en Incendios y saqueos en las protestas - 20 octubre 2019


Nenhum comentário:

Postar um comentário