quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Camiseta de 10 anos do blogue

 



Daniel Silva estreando a camiseta

Tem a amarela




A camiseta do blogue

Comemorando os 10 anos do blogue o leitor amigo receberá uma camiseta

Basta ser um dos seguidores e apontar uma participação em comentário, diálogo na caixinha-de-diálogo ou colaboração

Não é chamariz pra atrair novos leitores mas retribuir aos que estão aqui

Os do exterior, paciência com as restrições do correio. Tem até país aonde o envio está interrompido.

Uma rápida lembrança dalguns nomes:

José Palmeira, Waldir Rabelo, Letícia, Eugênia, Daniel Silva, fandoido, leitor de gibi, SR. Bondius, Pedro Ricardo Köhler

 

Almanaque Tico-tico 1911

Escaneado por Daniel Silva

 O leitor Sr. Bondius comentou o seguinte na matéria sobre a incoerência do vocábulo escravocrata:

Sr. Bondius, 08.09.2020, 15:26h

https://www.dicio.com.br/escravocrata/

https://www.dicio.com.br/escravagista/

Sinônimos!

Não, Sr. Bondius. É mais um exemplo de definição errada em dicionário. Dia destes Ramão comentou que nesses dicionários internéticos aparecia lista como sinônimo de listra. Também terror aparece definido como medo, até no da real academia espanhola, o que é errado. Pavor é extremo medo. Terror não é sentimento.

O x do problema é a inépcia em lidar com sufixo. Tem de se observar com cuidado o significado do sufixo, pra não criar vocábulo equivocado.

Há vocábulos cujo significado se deforma por uso abusivo, como visualizar (tornar visual), deformado a sinônimo de ver; utilizar (tornar útil), deformado a sinônimo de usar. Outras deformações são confundir deserto com desabitado, mortal e fatal com mortífero

Em inglês criaram o neologismo workaholic, pra viciado em trabalho, em vez de workmaniac. Alcoólico é o que tem teor de álcool. Não é sinônimo de maníaco por álcool. O vocábulo alcoólatra, pra designar viciado em álcool, é equivocado. Alcoólatra é adorador do álcool independente de ser viciado em ingerir, assim como teólatra é adorador a um deus, idólatra adorador a um ídolo. Viciado em álcool é alcoôlmano, assim como morfinômano é viciado em morfina, ninfômana viciada em se comportar como ninfa, ególatra quem ama exageradamente o próprio ego

Na verdade maníaco não é exatamente o mesmo que viciado, mas se aproxima muito, não fica disparatado.

O modismo que virou praga é abusar do sufixo fobia, medo. Quando se tem apenas ojeriza ou desprezo, não é fobia. Ainda mais que o vocábulo homofobia gera duplo sentido, pois pode significar medo ao Homo sapiens, ser humano, ou ao que é homogêneo. O problema maior é que o vocábulo homossexual é inadequado, foi mal concebido. Homo é antônimo de hetero. Um grupo homossexual é um grupo composto por indivíduos todos machos ou todos fêmeas. Um grupo heterossexual é um grupo misto. Basta raciocinar no conceito de homogeneidade: Distribuição homogênea, um seriado de tevê com qualidade heterogênea (cuja qualidade oscila dum episódio a outro).

Eis a barafunda infernal de definição ao vocábulo nictálope e nictalopia. Começando com a do dicionário da RAE. Notar a estúpida e supérflua mania de abreviar, que só complica, e a redação em linguagem popularesca, errônea (mas mesmo assim cheia de frescura gramatical e normativa), indigna dum dicionário, ainda mais duma academia tão cheia de ritual e pompa. E o inconcebível: Definições contraditórias no mesmo verbete (idem no da pesquisa do Google). Juntando todas, um genuíno febeapá. Devia ter um prêmio, que seria um cascudo, pra quem cria e veicula tais barbaridades.

Só numa página de saúde e na wiki lusitana, a definição seguinte, definição decente. O restante se pode jogar à lixeira, pois os que se acham dicionaristas só se sentaram na jaca. Parece que o pessoal toma tereré com pinga.

 Nictálope

Del lat. nyctălops, -ōpis 'que solo ve de noche', y este del gr. νυκτάλωψ, -ωπος nyktálōps, -ōpos 'que solo ve de noche', 'que no ve de noche', de νύξ, νυκτός nýx, nyktós 'noche' y ὤψ, ὠπός ṓps, ōpós 'vista'.

1. adj. Biol. y Med. Dicho de una persona o especialmente de un animal: Que ve mejor de noche que de día. U. t. c. s.

Dito duma pessoa ou especialmente dum animal: Quem vê melhor na noite que no dia

2. adj. Biol. y Med. Dicho especialmente de una persona: Que tiene dificultad para ver de noche o con luz escasa. U. t. c. s.

Dito especialmente duma pessoa: Quem tem dificuldade pra ver na noite ou com luz escassa

https://dle.rae.es/nict%C3%A1lope?m=form

 Nictálope | Definição ou significado de nictálope no Dicionário ... › dicionarios › termos-medicos › nict...

adjetivo. Quem tem nictalopia. De nict e do grego alaós, cego, e óps ou opós, olho.

www.infopedia.pt

[E…?]

 Nictálope: Quem não vê durante o dia e que só distingue objeto quando

escurece ou anoitece.

(Do grego nuktalos + ops)

https://pt.thefreedictionary.com/Nict%C3%A1lope

 Nictálope: Pessoa ou criatura que fica melhor na noite ou no escuro

https://pt.significadode.org/nict%C3%A1lope.htm

 [Dã!?]

 Nictálope: Quien ve mejor durante la noche que durante el día

Quem vê melhor durante a noite que durante o dia

https://es.wiktionary.org/wiki/nict%C3%A1lope

 Nictalopia

substantivo feminino

(Oftalmologia)

1.

(Antigo)

Incapacidade de enxergar na noite ou na penumbra. Cegueira noturna cf. Hemeralopia

2.

Capacidade de enxergar bem na noite ou sob fraca intensidade luminosa

A nictalopia das corujas

https://www.google.com/search?sxsrf=ALeKk03ItiTTbjd7s3x9hqL7kPHvNM6vCQ%3A1599874522399&ei=2iVcX9eCGKXY5OUP5qGamAg&q=nictalopia&oq=nictalopia&gs_lcp=CgZwc3ktYWIQAzICCAAyAggAMgIIADICCAAyAggAMgUIABDLATIFCAAQywEyBQgAEMsBMgUIABDLATIFCAAQywE6CwgjECcQExBGEPkBOgQIABAeOgYIABAFEB46BAgAEA06CAgAEA0QChAeOgcIABAKEMsBOgYIIxAnEBM6BQgAELEDOgQIABBDOgYIABANEAo6BggAEA0QHjoECAAQClCisgJY_IMDYNCFA2gMcAB4AIAB5wGIAdUckgEGMC4yMi4xmAEAoAEBqgEHZ3dzLXdpesABAQ&sclient=psy-ab&ved=0ahUKEwjX196EveLrAhUlLLkGHeaQBoMQ4dUDCA0&uact=5

 Nictalopia ou cegueira noturna é um tipo de problema de visão em que não se enxerga direito durante a noite ou em ambiente pouco iluminado. Apesar do termo cegueira implicar perda total da visão, não é o caso, pois o paciente apresenta apenas mais dificuldade pra enxergar.

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/nictalopia

 Hemeralopia, do grego ημέρα, hemera, dia, e αλαός, alaos, cegueira, é a incapacidade de ver claramente na luz brilhante e é exatamente o oposto a nictalopia, cegueira noturna, incapacidade de ver claramente com pouca luz. Hemera era a deusa grega do dia, e Nix a deusa da noite. Mas é usado em sentido oposto por muitos médicos que não falam inglês. Pode ser descrito como insuficiente adaptação à luz brilhante. É também chamado heliofobia e  cegueira diurna.

https://pt.qwe.wiki/wiki/Hemeralopia

Hemeralopia

Enviado por José Luiz, São Paulo, em 01.03.2012   

Termo médico que define a cegueira noturna ou dificuldade de perceber na escassa luz do crepúsculo.

Provém do grego hemera+opos+ia

https://www.dicionarioinformal.com.br/hemeralopia/

 

Walter Pitkin         -             Vladimir Putin 
Os grandes homens se parecem

Quando digitalizei o livro de Walter Boughton Pitkin, Breve introdução à história da estupidez humana, https://cheguavira.blogspot.com/2011/01/walter-b-pitkin-breve-introducao.html, pensei Por quê o tradutor não juntou o trecho do original em inglês?

A nota-de-rodapé do tradutor:

A composição estava muito pior em inglês. O trabalho do tradutor seria semelhante ao de Hércules, se todos os originais fossem escritos como este trecho terrível. Nota do tradutor 

Pois logo a seguir ao trecho em questão apresento o trecho no original, tirado de https://archive.org/details/in.ernet.dli.2015.221741/page/n3/mode/2up

Durante cerca de 15 anos apresentei, na universidade de Colúmbia, composições adiantadas pra escritores profissionais e quase profissionais. Duas séries eram de ficção, uma de artigo pra revista. Todo ano um punhado de professor de escola secundária pedia pra ser admitido ao curso, alegando querer pegar o jeito de escrever. (Poucos dominaram até mesmo a maneira de escrever a máquina). Admiti os mais promissores. Infelizmente não guardei o resultado do trabalho mas preservei dezenas de provas muitos anos. Dessas, escolhi uma sentença escrita por um professor de composição inglesa numa escola secundária. Acreditai que esse caso é típico, sob todos os aspectos. Arrancado, como está, do resto do drama, perde um pouco da vivacidade. Mas não notareis muito a perda, estou certo.

A sentença era uma terceira revisão, feita depois que eu, muito delicadamente, censurara o autor por causa de certa involução.

Justamente 22 dias depois que o casamento teve lugar, sem Betty como dama de companhia, segundo o acordo dos dias de escola, fora o único pensamento de que estivesse cônscia durante a cerimônia! Ser-lhe-ei a melhor esposa que puder, resolvera ela, em momento de irresponsabilidade, e a esplêndida integridade e a confiança compreensível de sua parte haviam feito surgir nela a lealdade natural e o espírito de brincadeira, de modo que era somente um assunto de poucos meses até que tivesse, propositadamente, de recuar o pensamento, como agora, pra conceber o período em que ela não estivera muito apaixonada pelo melhor dos homens e mais carinhoso dos maridos, excelente amigo e pai superlativo pra filho e filha pequena, tendo chegado a esse culminante e moderno ponto do devaneio, sorriu extravagantemente a si, largou ao lado a meia que estava cerzindo e seus olhos procuraram as distantes colinas azuis, através da baía ensolarada, que o navio de sua Betty devia singrar pra ancorar diante da cidade!


 Coleção Pareidomapa

Chipre                -                Guitarra

Coleção Adeene neles!

Se Super-homem fosse mexicano

Coleção cartão-postal de Joanco






 


5 comentários:

  1. o tamanho da letra poderia ser maior. mas blog interessante e legal. muito informativo. eu gostaria de ganhar uma camisa do blog. sou seguidor desse blog a anos. e sempre comento e baixo gibis e livros daqui.

    ResponderExcluir
  2. quero ganhar uma camisa, tamanho GG.Como mando o endereço? bem vou deixar aqui,

    ResponderExcluir
  3. Oi Mario Jorge, excelente iniciativa a de premiar seus seguidores leitores e comentaristas fieis ! Tambem gostaria de ganhar uma camiseta tamanho GG (XL) ! Como mando o endereço ?

    ResponderExcluir
  4. Joanco fez vários contatos na terra do Asterix, sempre lembrado nos cartões postais, como nesse do post. Há quanto tempo não recebo um cartão, ou mesmo carta... sem ser cobrança ou boleto, claro...
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  5. Acabei de receber a minha camisa. gostei muito.obrigado,

    ResponderExcluir