terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Almanaque do Globo juvenil 1944 - até página 132 de 168

No quadrinho de propaganda do tônico novamente temos o que parece pueril mas que mascara precisa ideologia. Em vez de apresentar o menino-herói como estudioso, inteligente, aparece como atleta, o melhor da turma, como se isso não fosse um falso valor. Como vemos nesses quadrinhos em geral, o que impera é um culto ao físico, como hoje com a mentira de que exercício é bom prà saúde. Nos quadrinhos tudo se resolve a soco e chute, a valentia se resume a luta física, a suprema virtude é ser bom de briga. Como vemos também em filmes, o culto ao desporto, atletismo, façanha física, o termo pejorativo de nerd pra ridicularizar o intelectual, sem um correspondente pra ridicularizar o brutamonte burro (Tal qual o termo ateu pra quem descrê numa divindade absurda, mas nunca o termo teólatra pra quem crê). Tudo mascarando uma ideologia maliciosa e maligna que visa evitar que as pessoas pensem, que tenham senso crítico, e assim sejam mais manipuláveis.

 Num texto aparece um vocábulo com erro datilográfico: Poliocrética. E, pasmai!, na busca internética aparecem alguns verbetes em português e castelhano com esse vocábulo errado.

Poliorcética: Do grego poliorketikos, técnica militar pra atacar praça cercada. A técnica defensiva é antipoliorcética. Em arquitetura militar, arte de construir máquina bélica pra demolir muro e invadir fortaleza. Na antigüidade Demétrio, filho de Antígono Monoftalmo (Caolho), foi mestre nessa arte, por isso apelidado Poliorceto. https://www.dicionarioinformal.com.br/poliorc%C3%A9tica/

 

Dã?!

No Magno dicionário brasileiro da língua portuguesa, Edipar, Birigüi, São Paulo, 1995, uma falha definindo do vocábulo poliorcético:

 Diz que poliorcético é adjetivo referente à poliorcética.

Mas o quê é poliorcética?, carambolas!

  

https://www.youtube.com/watch?v=MAQb2M47-DI

Russa conta como a novela Escrava Isaura mudou tudo na União Soviética (URSS)

Há coisa que nem imaginamos. Pois saibas que essa célebre telenovela, 1976 causou sensação na Urs, pois o país fechava tal qual o Brasil nos dias de jogo da seleção em copa mundial, causando discussão, paixão, nova idéia e novo vocábulo. Tal qual a sensação causada pelas apresentações de Clara Nunes na Suécia, onde meninas foram batizadas Klara, o nome Isaura passou a existir como nome feminino na Urs, como vice-versa Natacha, Tatiana e Sacha (nome masculino usado equivocadamente), por exemplo. Ou Sandy por causa do filme Grease, etc.

Não que o romance de Bernardo Guimarães, 1875, seja uma obra-prima. Dramalhão popularesco, como Drácula, os romances de Dumas e outros, por exemplo. Dramalhão piegas como A cabana de pai Tomás e outros. Mas como os romances de Jorge Amado, se adaptam muito bem à tela porque a tecnologia muda mas as pessoas não. E na Urs de 1988 vemos muita similaridade com o Brasil da época do romance.

Mas esse fascínio e repugnância à escravatura, o indivíduo se identificando ao drama da personagem escravizada, vemos no livro Relações literárias e culturais entre Rússia e Brasil nos séculos 18 e 19, de Leônidas A Shur, Perspectiva, São Paulo, 1986, coleção Elos 32, o pasmo russo ante o cenário escravagista:

Radichtxeve, em Putiechéstvie iz Peterburga v Moscvíi (Viagem de Petersburgo a Moscou) pintou um quadro vivo da conquista à América:

Os ferozes europeus pregando a paz em nome da verdade de Deus, profeta da humildade e da fraternidade, inculcam às terríveis raízes da matança dos conquistadores o assassínio, a sangue-frio, via escravidão e compra a escravo.

São muito interessantes esses depoimentos sobre diferenças culturais, onde vez e outra aprendemos algo que nos assombra. Por exemplo: Num relato da rede redite (reddit) um depoente contou que convidou uma colega chinesa a passar o Natal com sua família. Na casa tinha um gato. A chinesinha se afastou assustada, se encolhendo. A mãe do depoente perguntou se ela sabia o quê era aquilo. A garota disse que parecia um pequeno leão. Quando finalmente afagou o gato, disse, surpresa, que é terno e suave!

 Num canal onde falei também sobre roteiristas que não se preocupam em conhecer a obra a roteirizar e cometem barbaridade baseada em estereótipo, como pôr Ali-Babá como o chefe dos ladrões, o comentário de Hubert Berrum:

In a Popeye cartoon Bluto plays as the villain name Sinbad, the sailor

Num desenho-animado de Popeye Brutus desempenha o papel do vilão marinheiro Simbá

 

https://www.youtube.com/watch?v=u6-_5i8pKws

7 mentiras sobre los tanques en los videojuegos y las películas

7 mentiras sobre os tanques nos videojogos e filmes

 

https://www.youtube.com/watch?v=pghn_bXCaBA

7 mentiras sobre los aviones de combate en los videojuegos y las películas

7 mentiras sobre os aviões de combate nos videojogos e filmes

 

https://www.realismofantastico.net/

Não perder as atualizações sobre a plandemia, a farsa

 

Coleção cartão-postal de Joanco

 




4 comentários:

  1. Olá, não estamos conseguindo baixar a ultima parte do Almanaque do Globo Juvenil.Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Casocontinue com esse problema em baixar, entre em contato com o Mário Jorge via email, com certeza eke irá ssnsr esse problema!
      mariojorgevargas@gmail.com

      Excluir
  2. Olá mauricio. O link Mega do almanaque globo está funcionado!!
    Abra:
    https://mega.nz/file/FBR3Va6I#xgyf-78OyOImd5xc-Ca09p1oVNNeXS5iXqV_cFkRl7k

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir