domingo, 16 de janeiro de 2011

Futebol Feminino - Cataratas e Cascatas

Cataratas e cascatas
No domingo se encerrou o torneio de futebol feminino em Araraquara. Modalidade que só se firmou com pressão estrangeira. Vós, estrangeiros, não tendes idéia do quanto é machista este país. E o pior é que tanto eles e elas.
Deu gosto ver um time criado no ano passado arrepiar o poderoso Santos, base da seleção feminina brasileira. O santos entregou o jogo anterior, contra o mesmo Foz Catarata, pra não enfrentar o Palmeiras, supondo que o Catarata seria mais fraco. Sifu! Não fosse ajuda da arbitragem e uma goleira ruim...
Seria bom perguntar a quem paga ingresso o que acha dum time ficar se poupando, achando que pode decidir depois com toda facilidade. Será ético isso?
Mostrou que um esquema tático bem-feito neutraliza essa criatura espantosa que é Marta. É por isso que Marta não é um pelé-de-saia, mesmo porque, infelizmente, não jogam de saia. Falta o equilíbrio emocional, fato evidente em decisões anteriores.
O destino do Catarata lembra o Operário Futebol Clube, de Campo Grande, de 1978, quando não foi campeão brasileiro porque não deixaram, porque um time pequeno não daria bilheteria na copa Libertadores de América. Então o São Paulo veio podendo perder de um, e perdeu.
Hoje o saudoso time luta contra a extinção, numa querela de patente, mas é o de maior torcida no estado, o antigo Mato Grosso. No sul de Mato Grosso, agora Mato Grosso do Sul, só havia os dois times da cidade: Operário e Comercial, de modo que um não podia golear o outro, sendo sempre jogo de compadre.
Não convinha time pequeno ser campeão.
Parece que pouco mudou desde então.
Agora é a vez das mulheres, porque os homens estragaram o futebol.

Um comentário:

  1. Olá Mário!
    Eu e meu irmão sempre íamos assistir aos jogos do Operário x Comercial e não achava que era jogo de compadre não, mas, da forma colocada to acreditando que era mesmo e ainda não convêm time pequeno ser campeão.
    O DINHEIRO sempre fala + alto no futebol.
    Olha, ainda sou timinho Operariana e...
    Timão Corinthiana.
    Bjos

    ResponderExcluir