quarta-feira, 7 de março de 2012

Livro recomendado
Allan & Bárbara Pease - Por que os homens fazem sexo e as mulheres amor
Apesar do título assim mentiroso (Tá na cara que foi Bárbara quem escolheu) é excelente. Sempre achei que elas é que são mais instintivas e animalescas. Por isso eu poria o título invertido.
As continuações são encheção de lingüiça mas esse vale a pena. Taí um livro pra acabar com o machismo e que pode salvar muito casamento.
Apesar de cair no estereótipo de que homem é tudo tarado (nesse ponto cai num machismo ao avesso). Tudo bem, Freud também cometeu esse pecado de fantasiar. O grande mérito é desmanchar a camisa-de-força de que os sexos são iguais. Na verdade nada há tão diferente que os sexos.
O livro trata da diferença cerebral entre os sexos. Explica que as mulheres dominam a expressão verbal, enxergam mais cores, têm paladar mais fino, têm visão periférica (o que lhes permite observar sem dar na vista, enquanto eles têm de virar a cabeça pra olhar) mas não raciocínio espacial. Um homem pode imaginar um cubo girando e se localizar num mapa, enquanto ela se confunde toda. Elas podem fazer várias tarefas ao mesmo tempo, suportam trabalho monótono e são detalhistas. Por isso são poucas as boas escritoras. As mulheres comuns são muito chatas como escritoras, de tão detalhistas.
Por isso na faculdade de engenharia eles predominam, elas no serviço social.
Conta sobre a mulher, espantada ao ver que o filho consegue avaliar de vista se a comida caberá no tapuer. É daí a notória e óbvia dificuldade em estacionar. Não são barbeiras, apenas são deficientes em visão espacial. Enquanto eles se deixariam distrair ao estacionar com o rádio ligado e elas não. O livro explica que elas enxergam melhor na noite mas que é aconselhável que o marido dirija na noite porque elas teriam dificuldade em avaliar a distância, pelo farol, do carro em sentido contrário.
Por isso é errado a fórmula-1, Indy, etc, ser mista.
Mas se criar uma fórmula-1 feminina acaba acontecendo igual no futebol. Já viu, né? Esses magnatas são tudo misógino.
Elas sentem prazer em fazer compra num supermercado lotado na véspera de Natal, enquanto eles acham isso um inferno.
Uma vez fiz um comentário durante a aula e a professora me cortou abruptamente, comentando encima. Fiquei pensando Mas que professora mal-educada! Mas me lembrei do que dizia o livro. Numa reunião feminina é assim: Uma fala dum lado, outra corta, outra fala por cima, numa barafunda infernal. Se uma educadamente esperar a outra terminar de falar, pra ter sua vez, será considerada alguém que não está participando.
Àquelas que se orgulham de amadurecer mais cedo é bom lembrar que o ser humano tem uma infância longa pra desenvolver o cérebro, portanto amadurecimento prematuro prejudica a inteligência. Por isso uma mulher de 30 tem uma cabeça de uma de 15. Estou falando de maturidade.
Muito se diz que elas invadiram todos os redutos profissionais. Claro, aceitando ganhar menos. É por isso que o Bradesco, por exemplo, as prefere: São mais fáceis de intimidar e mais conformistas.
Na política há uma política de cota e mesmo assim se acha dificuldade em preencher as vagas. Com tanta forçação de barra é claro que elas ocupam os espaços.
Outro fator é que elas suportam tarefas enfadonhas. Por isso estão tomando de assalto as repartições públicas, os bancos.
Quer tarefa mais chata que ser bancário, juiz, escrivão, presidente? Não são tarefas masculinas, por isso só homens inferiores conseguem encarar (com raríssimas exceções). Assim suponho que elas sejam garantia de mais qualidade nessas áreas (ao menos por se fazer o que se gosta).
Pra nós tarefas mais divertidas, como escrever este artigo.

Um comentário: