segunda-feira, 23 de abril de 2018

Papai Noel 036 - Tom & Jerry, 03.1955



 Na página 19 notar a desproporção do arco processado pelo cachorro

No livro Desenvolva a mente e o seu raciocínio lógico, History editora, quebra-cabeças mal elaborados e mal enunciados.
Página 48:
1 Baldes dágua ● Há dois baldes. Um com capacidade pra 5 litros, e outro pra 3 litros. Não há outros recipientes, e os baldes não têm marcação de volume. Como retirar exatamente 1 litro dágua da mesma torneira?
Vendo a resposta se percebe o quão o problema foi mal enunciado, que na verdade tem de ser:
1 Baldes dágua ● Há dois baldes. Um com capacidade pra 5 litros, e outro pra 3 litros. Não há outros recipientes, e os baldes não têm marcação de volume. Como deixar exatamente 1 litro dágua num balde?
Eis um exemplo de maluquice que só pode ser proposto como charada de brincadeira, ainda mais que parte do absurdo do dobro dum número ímpar ser outro ímpar, o que resultaria numa base de numeração não inteira. Nem com números complexos. Pra que 10 seja representado por 9, a equação seria 0x + 9 = 10. Impossível:
7 ● Enigma matemático ● Suponhas que 9 seja o dobro de 5 [O certo seria dizer O dobro de 5 seja representado por 9]. Como se escreveria 6x5 no mesmo sistema de notação?
A resposta não seria menos maluca:
7 - A resposta é 27. Depois de assumir que 9 é o dobro de 5, se conclui que 5 = 4,5 = 9/2. Portanto 6x4,5 = 27.
  
Em Almanaque ilustrado símbolos, de Mark o’Connel & Raje Airey, página 236, se especifica qual símbolo é foice e qual é foicinha.


Mas na página 69 a velha confusão de foice com foicinha. O símbolo do comunismo não é a foice e o martelo mas a foicinha e o martelo.

Em Civilizaciones bajo tierra, do jornalista Juan José Revenga, página 66, o já batido clichê de tomar o nome da ilha Cracatoa pelo do vulcão, Perbuatã. E faz uma salada com as datações da suposta Atlântida (9000 anos antes de Platão, 12 mil anos antes de nós) e a da suposta Mu (80 mil):
[…] 12 mil anos do afundamento de Mu, 9000 da Atlântida… Um tempo no qual se movimentou muito a geologia do planeta […].

Mais fotos do recanto dos folgados





Coleção cartão-postal de Joanco
 













Um comentário:

  1. Turismo sexual na terra de Magnum P.I... Este cartão-postal pode ter causado problemas em casa...
    Muito obrigado pela postagem do Tom & Jerry.

    ResponderExcluir