domingo, 11 de novembro de 2018

Robert Graves - Mammon and the black goddess



Transcrição duma série de conferências reunidas em livro. Questões sobre poesia, criação a palavras, a filosofia do dinheiro e do presentear, a musa e a inspiração. O único capítulo fraco é o sobre a mulher ideal. Parece que os ingleses (o outro é Ean Beggs) são feministas um pouquinho exagerado, de forma muito fantasiosa. Talvez por isso sejam governados por viragos como Margaret Tatcher e a bruxa Teresa May. Mas Poe, como veremos no livro seguinte, era também assim ingênuo.

Leonardo da Vinci, como Einstein, falso gênio
Um especialista na biografia de Leonardo explicando como se formou o estereótipo
Não era gênio nem homossexual. Como Lourenço da Arábia, um abstêmio anti-sexual, cuja fama levou a conspiração homossexualista a os incluir na lista, pra encher lingüiça e assim evidenciar que nomes célebres o são.





O estereótipo de Ali-Babá
Ignorância é fogo! Isso é o que dá fazer paródia duma personagem tendo vaga noção da estória, sem a conhecer.
Até Edgar Allan Poe caiu nessa ao escrever A 1002ª noite de Xerazade.
Em árabe a mil-e-um não é o número 1001 mas expressão significando muitos, miríade, infinidade. Herdamos essa expressão: Um objeto de mil-e-uma utilidades significando que o objeto é útil pra muitas coisas.
Quem leu o conto Ali-Babá e os 40 ladrões, da coletânea As mil-e-uma noites sabe que Ali-Babá não é o chefe dos ladrões mas o herói da aventura. O enredo é assim:
O jovem Ali-Babá, viajando, viu cerca de 40 homens diante dum rochedo que se abria quando alguém pronunciava Abras-te!, sésamo. Ficou escondido e quando os homens saíram experimentou pronunciar a senha, entrou e viu imenso tesouro. Era evidente que aqueles eram os ladrões que assolavam a região. Quando saiu alguns bandidos o viram ao longe. O seguiram. Quando entrou à casa os bandidos marcaram a fachada da casa com giz, pra voltar na madrugada e o seqüestrar. Mas a criada da casa, que era muito esperta, os viu marcando a fachada e desconfiou. Então pegou um giz e fez marca igual em toda casa do arredor. Por isso quando os bandidos voltaram não conseguiram achar a casa marcada.
Roberto Carlos, rei por quê?
Que Pelé seja o rei, tudo bem. Mas Roberto Carlos não é o melhor cantor discutível nem indiscutivelmente. Um cantor de qualidade heterogênea. O quê o impulsionou? Como pode ser o rei cantando uma das piores canções de todos os tempos, aquela do 1 milhão de amigos. A canção 3P: Pegajosa, piegas e pueril. Letra idiota.
Há outros, indiscutivelmente e imensamente melhores, merecendo esse título, como Benito di Paula e Martinho da Vila.
Mesmo Paulo Sérgio é muito melhor. Basta comparar sua versão de Índia à de Roberto Carlos:






Seção e sessão folgados do volante

Coleção cartão-postal de Joanco




Comentário-anúncio dum leitor:
Edson Tayrone, 07.11.2018, 06:15
Meu nome é Édson José, tenho 45 anos e amo ler gibi, principalmente antigo, mas estou desempregado e recentemente tive um AVC que deixou seqüela.
Peço a quem tiver gibi usado ou repetido antigo, da Disney ou HB, ou outros, doar a mim.
Édson José da Silva
Rua Severino Francisco Monteiro, 134
Bairro Irmão Oliveira
55840-000 Lagoa do Itaenga PE

Um comentário:

  1. PEDIDO DE AJUDA.

    Alguém tem um celular usado para doar .
    Se alguém puder me ajudar , por favor, envie para o endereço abaixo:
    EDSON JOSE DA SILVA.
    Rua Severino Francisco Monteiro, 134
    Bairro Irmao Oliveira CEP: 55840-000
    LAGOA DO ITAENGA PE,

    ResponderExcluir