domingo, 27 de outubro de 2019

Betty Boop 003, 1972

Especial a nossas leitoras, com carinho
Raridade e tanto.
Obrigado a Letícia por revelar que existe esse gibi.


Estranho que nas transmissões ao vivo do Youtube, quando se pausa a imagem, sempre continua donde parou. Distorção temporal relativista?
Isso me faz lembrar duma ocasião nos 2000 e pouco. No quarto ao lado meu pai via um amistoso da selecinha. Seria ao-vivo, mas algo na narrativa conflitava com aquele horário na noite, e desconfiei. Pesquisei na internete e ali estava o resultado e comentários mil.
— Essa transmissão não é ao-vivo.
— É. Tá dizendo que é ao-vivo.
— Não é. O Brasil empatará no minuto tal. Fulano chutará, a bola baterá assim e assim e sobrará pra fulano marcar.
Carlos está em casa. Não Os Carlos estão em casa.
Mateus está em casa. Não Os Mateus estão em casa.
Os irmãos Caramazove é um romance russo. Não Os irmãos Caramazove são um romance russo.
Furnas do Dionísio abriu licitação. Não As Furnas do Dionísio abriram licitação.
Lençóis Paulista tem fábrica de celulose. Não Os Lençóis Paulistas têm fábrica de celulose.
Se chama Lençóis Paulista (1858) porque já existia uma cidade chamada Lençóis (1844) na Bahia. Assim como Rio Verde, Mato Grosso do Sul, se chama Rio Verde de Mato Grosso porque já havia uma Rio Verde em Goiás, e na época o atual Mato Grosso do Sul era o sul de Mato Grosso.
O país que não tem nome mas é chamado Estados Unidos da América não é uma confederação. Então Estados-Unidos é uma ditadura do capitalismo. Não Os Estados-Unidos são uma ditadura do capitalismo. O plural era correto quando o país era confederação, onde os estados tinham direito a se separar. Mas com o golpe dado após a vitória nortista esse direito foi cassado e o país deixou de ser confederação. Portanto a expressão no plural é regra de gramático burro.
O mesmo se aplica a Filipinas, onde o plural só é cabível quando se referindo às ilhas Filipinas, não ao país. Idem Organização das Nações Unidas (ONU), FARC, etc.
Cabeça é feita pra usar a lógica. Não só pra sustentar chapéu.
Zezinho

Xuxu

Vindo da casa-de-mascote aqui da esquina, onde foi banhar a cadelinha Xuxu, Ramão passou aqui em casa, com ela na coleira. Os gatos se arrepiaram. A gatinha Maria subiu à caneleira e só desceu quando foram embora. Os três gatos, cada um num tom laranja, Huguinho, Zezinho e Luizinho, arquearam o lombo e não tinha jeito de os acalmar. A cadelinha, que é idosa e brabinha, ficou quieta do começo ao fim. Enquanto os gatos, tão mansos que nem dão patada em galinha folgada que chega empinando o bico, viraram bicho. De repente um avançou e quase acertou uma patada em Xuxu.

Coleção Cartão-postal de Joanco











2 comentários:

  1. Lindo gatinho, xuxu também é lindo! Gostei da Betty!

    ResponderExcluir
  2. ola vou lhe passar links dos numeros de 1 a 4 da betty boop postei anos atras no blog GIBIS CLASSICOS

    ResponderExcluir